imagem de satélite Florianópolis

Chuvas Torrenciais em Santa Catarina, Florianópolis com altos índices de precipitação! Explicações e previsões!

Prezados, quando escrevemos e falamos sobre meteorologia sempre temos os dois lados, podemos fornecer previsões boas, de tempo bom para as pessoas aproveitarem o sítio, as praias ou ainda as cidades e parques; o problema reside na parte ruim, quando pessoas sofrem pelo mau tempo. Nestes últimos dias um sistema de instabilidade muito forte se instalou no norte do estado, primeiramente, e depois na grande Florianópolis. Nestas últimas 48h houve o registro de precipitações muito intensas, muitos transtornos em muitos municípios daquela região.

Falha dos modelos computacionais disponíveis

Esta chuva intensa que foi registrada na região citada acima não foi possível de ser prevista nestes volumes apresentados, vou deixar os dados da epagri para fazermos uma análise.

A imagem acima mostra os acumulados de chuva nas últimas 48h, escrevo as 10h15min da manhã de sexta feira, dia 17 de janeiro.

A região central de Florianópolis com acumulados superiores a 300mm, uma estação em Santo Antônio de Lisboa registrou 374mm, superando em muito o normal para o mês inteiro. A região de Tijucas também registrou precipitação intensa de 354 mm em 24h. Toda esta precipitação em um curto espaço de tempo gera alagamentos e enxurradas que causam muitos transtornos, ruas alagadas e todo tipo de problemas.

Como Aconteceu este fenômeno?

Aqui no sul do Brasil e também no sudeste Brasileiro este tipo de chuvas e instabilidades são bem comuns. No geral qualquer parte do litoral do sul e sudeste Brasileiro pode apresentar este tipo de situação. O nome do fenômeno é chuva orográfica que acontece pela chegada de ventos úmidos do mar em regiões de serra e montanhas, este vento tem a tendência de subir e resfriar, apresentando uma alta condensação de umidade, gerando as nuvens carregadas.

No mapa abaixo está o sistema que encaminha ventos para o nosso litoral

O mapa mostra uma alta pressão no oceano Atlântico, percebe-se seu centro em um “H” e uma pressão de centro de 1022 hPa, como a pressão no continente está menor, o vento tem a tendência de fluir da alta pressão para a menor pressão, girando ao redor do centro da alta pressão. Ocorre que este giro acontece no sentido anti-horário, os ventos passam pelo litoral do RJ, SP e chegam em Santa Catarina. Quando estes ventos chegam de leste no nosso litoral, abre-se a condição para chuva orográfica, devido ao relevo. Foi isto que aconteceu na região entre Florianópolis e o norte do estado. Outro detalhe importante é a chegada, em níveis superiores da atmosfera, mais de 2km acima do nível do mar, de ventos advindos diretamente da Amazônia para a nossa região. Este clima abafado, noites com calor e abafamento e dias com sensações térmicas acima do registrado no termômetro, acontecem com esta situação. Umidade vinda do mar em conjunto com a umidade vinda da Amazônia foi o combustível para esta chuva toda naquela região já mencionada.

Deixo aqui a corrente de jato, ventos em 2km de altitude, direto da Amazônia.

A parte em vermelho mostra verdadeiros rios de vento em altitudes elevadas que trazem ar úmido e quente, com alto grau de instabilidade. Toda esta umidade chega ao sul do Brasil e despeja muita água na cidade de Florianópolis e no entorno.

O www.wundergound disponibiliza estações meteorológicas, deixo a estaçao da SATC agora da manhã de sexta feira em Criciúma, SC

Até nesta manhã bem pouca chuva aqui em Criciúma, ar abafado com 26,8 °C e sensação térmica maior, umidade em 88%, condições típicas de ar amazônico.

Para o centro de Florianópolis temos a estação do IFSC que deixo aqui os dados.

Somente no dia de hoje já temos 85mm de precipitação em Florianópolis, estação do IFSC, temperatura e umidade elevada, com sensação de abafamento.

Previsão para os próximos dias no litoral sul Catarinense.

Continuam as condições de chuva no litoral catarinense, no litoral sul as manhãs serão sem chuva no final de semana e as tardes com chuva principalente nos municípios perto da serra. Aproveitável para praia tanto no sábado, quanto no domingo.

No litoral norte do estado, continuam as condições de chuva, reduzem um pouco de intensidade, a manhã de sábado sem chuva e chance de chuvas a tarde em todo litoral norte do estado.

O problema agora é devido a qualquer quantidade de chuva já saturar o solo novamente e termos problemas nas encostas de morros, com deslizamentos e transtornos. Mesmo chuvas de 30mm podem ser problemáticas nas regiões atingidas pelas enxurradas.

Pessoal, vou deixar um vídeo aqui do meu canal do youtube com mais informações sobre tudo isso!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *