Prezados, mais um artigo neste início do ano de 2025, estou em Criciúma nesta quinta feira, dia 09 de Janeiro, pleno verão Brasileiro. Nesta semana tivemos um tempo bem interessante aqui em Santa Catarina, todos os dias praticamente iguais com relação a cobertura de nuvens, horas de sol e mínimas e máximas. As temperaturas não subiram tanto nas tardes e as manhãs mais frescas. Podemos dizer que não tivemos uma semana típica de verão mas sim, de primavera.
A pressão atmosférica se manteve ao redor de 1013 hPa que representa a pressão atmosférica normal ao nível do mar, indicando pouca mudança no tempo. Deixo abaixo a indicação do barômetro analógico que está aqui em casa, calibrado para o nível do mar:
O indicador está praticamente em 760 mmHg e faz vários dias que isto está acontecendo. Deixo aqui a possibilidade de auxiliar vocês na aquisição de um barômetro desses, podemos combinar um preço que inclui um pequeno treinamento e calibração.
Vamos falar de “La Niña”
Novamente as águas do oceano pacífico em frente ao Peru estão com a temperatura mais baixa do que o normal. Esta condição marca o início do fenômeno do “La Niña” que interfere no clima em todo planeta.
Aqui no Brasil este fenômeno desloca o corredor de umidade para o sudeste e centro oeste Brasileiro. Aqui no sul, em geral, temos atmosfera mais seca e teremos um resto de verão sem muitas chuvas, principalmente no RS. Existe a possibilidade também da entrada de ondas de calor vindas da Argentina de uma maneira mais pronunciada.
A NOAA que é a Agência Americana de administração do Oceano e Atmosfera publicou o início do fenômeno La niña nesta semana. Será de fraca intensidade e logo em seguida pode se transformar em El Niño novamente, no segundo semestre.
Previsão para os próximos dias no sul do Brasil.
Após este tempo com pouca variação, quase primaveril no sul catarinense e em boa parte do litoral do sul do Brasil. Tivemos calor no RS e no oeste de SC e PR.
A sexta feira continua do mesmo jeito, fresquinho pela manhã e aproveitável a tarde, com possibilidade de chuva no final da tarde no sul catarinense.
Deixo a simulação para o sul do Brasil de sábado a tarde, segundo o windy.com
A imagem mostra que o litoral vai ter menos chance de chuva neste sábado, as temperaturas sobem um pouco no centro de Criciúma, dia muito bom de praia em quase todo litoral catarinense. As chuvas estarão localizadas mais para o interior de SC e RS e em boa parte do PR.
O domingo já fica um pouco mais úmido no litoral catarinense por causa dos ventos vindos direto do mar que encontram as serras, condensando a umidade. No interior de SC e RS mais seco neste domingo. O Paraná continua mais úmido com chuvas pela tarde de maneira generalizada.
Onda de calor para parte do sul do Brasil na próxima semana.
A partir da segunda feira as temperaturas iniciam um processo de elevação, primeiramente em todo eixo do RS, Oeste de Santa Catarina. Este calor vem direto da Argentina e Paraguay, bem característica de verões do sul do Brasil.
Deixo uma simulação de temperaturas para a próxima semama no sul do Brasil
Esta imagem é uma simulação para o próximo sábado dia 18 de janeiro em todo sul do Brasil. A coloração mais escura mostra temperaturas perto de 40°C, inclusive em cidades do RS e parte oeste catarinense. Aqui no nosso litoral de SC o sistema de alta pressão provoca vento nordeste que tem a função de refrigerar as cidades nesta região. A princípio as temperaturas podem chegar a mais de 30 °C aqui em Criciúma, sempre com chance de temporais nas tardes em todo sul do Brasil.
As condições atuais, na noite de quinta feira em Criciúma, as 20h50min
Temperatura: 23,2 °C (mínima: 20,6 °C e máxima: 26,3 °C)
umidade relativa: 77,4 %
pressão atmosférica: 1012,4 hPa
vento de nordeste com 3,7 km/h
sem chuva
Um pouco mais quente nesta noite, mais abafado por causa da alta umidade, pressão normal e pouco vento.
A temperatura da água do mar está em 24 °C em Imbituba no litoral sul catarinense.
Despeço-me por aqui e muito obrigado pela audiência do site!
Deixe um comentário