onda de Jaguaruna

Após passagem do ciclone, ar mais fresco chegando ao sul do Brasil! Evento do Tsunâmi Meteorológico em Jaguaruna-SC

Deixo para leitura mais um artigo, escreve na noite de segunda feira, após o calor abafado do domingo, ventania na madrugada e mar com uma onda grande no Balneário de Explanada em Santa Catarina, o chamado Tsunâmi Meteorológico.

A imagem de satélite desta segunda feira no final da tarde mostra onde está o ciclone extratropical que interfiriu no tempo no RS e SC.

Na imagem podemos notar, mais ao sul do continente, em alto mar, a espiral de nuvens relativas ao ciclone. Neste momento ele está muito longe da costa e não interfere mais com relação a ventos em nossa região sul do Brasil. A movimentação dele traz ar mais frio do sul, as próximas madrugadas serão mais frias, nos municípios serranos as temperaturas podem chegar abaixo de 10°C na quarta feira pela manhã.

Tsunâmi Meteorológico no sul Catarinense.

O ciclone extratropical que esteve na costa do Uruguay neste domingo proporcionou a queda brusca da pressão atmosférica durante todo dia. A princípio na cidade de Jaguaruna os dados da epagri-ciram mostram que houve uma redução de 15 hPa em 24h, a redução da pressão atmosférica de forma abrubta sempre traz consequências na meteorologia. Em geral este tipo de queda está relacionado a um aumento da intensidade dos ventos.

Deixo os dados de pressão atmosférica em Jaguaruna neste domingo

Os dados da epagri ciram, meteograma, mostra o gráfico horário de pressão atmosférica, conseguimos ver que entre sábado e domingo iniciou-se uma redução significativa da pressão atmosférica, o menor valor, ao redor de 996hPa aconteceu perto das 19h de domingo. A natureza tem a tendência a equilibrar as situações, uma pressão tão baixa quanto esta gera uma reação contrárias, ou seja, ventos de lugares com pressões maiores são trazidos por esta diferença de pressão atmosférica.

Dados dos ventos na cidade de Jaguaruna neste domingo, abaixo:

os ventos médios estão registrados aqui de hora em hora, podemos perceber a mudança de direção dos ventos na madrugada entre domingo e segunda feira, vento nordeste virou para sudoeste. Esta mudança repentina do vento pode ter gerado rajadas fortes em alto mar, este vento em cima da superfície do mar forma ondas, ou neste caso, pode ter gerado uma onda grande que seguiu o seu curso até a praia. Sabemos também que o relevo da praia é importante para o tamanho das ondas. A onda teve uma direção quase que perpendicular à praia, chegando de cheio no litoral de Jaguaruna.

Um pouco mais sobre pressão atmosférica, esta importante grandeza é sempre medida com um barômetro, em geral a pressão varia com a altitude, quanto mais alto um lugar, menor é a pressão atmosférica neste. Para equalizar estes dados a meteorologia convencionou divulgar os dados como pressão atmosférica reduzida ao nível do mar. Quando temos 1013,25 hPa o que corresponde exatamente a 1 atm, temos a pressão equilibrada. Ontem no domingo, a pressão chegou em vários pontos da região sul abaixo de 1000 hPa, causando uma situação de geração de ventos. Pressão baixa está associada a tempo instável e com ventos. Neste caso, os ventos mais fortes aconteceram por sobre o mar na madrugada entre domingo e segunda.

Previsão para o resto da semana

O início da semana será com temperaturas amenas, o ciclone traz ar mais frio do sul e a vantagem é a presença de sol já a partir desta segunda feira. As madrugadas serão frias. conforme o mapa abaixo:

O amanhecer de quarta feira, segundo windy.com com temperaturas bem baixas na nossa serra, podemos ter marcas abaixo de 10 °C nestes municípios. Aqui no sul catarinense, entre 13 e 15 °C. As temperaturas iniciam uma recuperação a partir de quinta feira novamente.

A próxima chuva aqui em Santa Catarina acontece a partir de sexta feira com a chegada de uma nova frente fria.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *