Esta primeira quinzena de novembro já registrou de tudo aqui em Santa Catarina, calor, frio, chuva, tempo bom e aberto, nublado, ciclones e ventos no litoral. Tivemos nesta semana que passou, dias com 11 °C de mínima aqui em Criciúma e geada nos municípios da nossa serra Catarinense. Massa de ar um pouco mais fria e de ar seco cobre o sul do continente, gerando tardes agradáveis e manhãs mais frias.
O registro de agora as 18h45min em Criciúma na estação meteorológica da SATC mostra:
Temperatura: 22,9 °C (mínima: 10,6 °C e máxima: 28,4 °C)
Umidade relativa: 67%
Pressão atmosférica: 1014,1 hPa
Vento de leste com 8,6 km/h
sem chuva no dia de hoje
As mínima pela região sul catarinense ficaram ao redor dos 10 °C neste amanhcer de quinta feira, temperatura um pouco fora do padrão de novembro, em seguida já teremos verão aqui no sul do Brasil a tendência é a subida das temperaturas pela região, sempre com chance de chegada de ar frio mais do sul do continente.
A imagem de satélite da tarde de quinta feira mostras céu limpo no sul do Brasil:
As nuvens estão mais próximas em parte do sudeste, nosso sul do Brasil sem nuvens devido a presença de ar mais seco e frio. Ar seco, como já foi dito aqui, tem a tendência de reter menos quantidade de calor, quando o sol se põe a radiação que deixa o planeta tem o caminho livre, fazendo com que nossa atmosfera perca muita energia, resfriano bastante o solo e depois o ar da nossa atmosfera.
A simulação de nuvens abaixo mosrtra o panorama de sexta feia no sul e sudeste Brasileiro.
A projeção do modelo mostra que em algumas partes do litoral catarinense
haverá muitas nuvens e possiblidades de chuva, devido à circulação marítima, ventos vindos do mar que trazem umidade que se condensa quando precisa subir as serras e montanhas de Santa Catarina.
Nota-se que entre Florianópolis e SP muita umidade e chance de chuva, o sudeste estará chuvoso neste sábado, feriado da proclamação da república, temperaturas amenas em São Paulo e Rio de Janeiro.
O sábado será de tempo bom no sul catarinense, aberturas de sol e muitas nuvens, principalmente na parte norte de SC. No sudeste continuam as chuvas e temperaturas amenas.
Em Criciúma o sábado será de temperaturas elevadas, maiores do que 30°C, com sensação de ar abafado e vento nordeste em todo litoral catarinense, quanto mais ao norte do estado, maior a chance de chuva devido a umidade proveniniente do mar.
No sudeste Brasileiro continua a situação de ar úmido, com chuvas em boa parte das cidades. O eixo do RJ e MG terá tempo encoberto com chuva.
No domingo temos a previsão de tempo bom e calor em Criciúma, conforme modelo abaixo:
Calor se fará presente em boa parte do sul do Brasil, aqui em Criciúma podemos ter mais de 35 °C tanto no domingo como na segunda feira. A imagem da simulação já registra a formação de mais uma frente fria que chegará religiosamente, no mesmo horário na terça feira, desta vez com um nível maior de instabilidade.
Mais uma simulação de nuvens e instabilidades, na segunda feira boa parte do RS já estará com tempo nublado e chuvoso pela passagem de uma frente fria. Neste caso a imagem mostras as 15h de segunda feira e podemos ver que aqui em Criciúma inicia-se o processo de aparecimento de nuvens. Até a chegada da frente fria a temperatura escala a valores muito altos, de até 37 °C.
Chuvas mais intensas na próxima semana em SC
A previsão do acumulado de chuva para os dias entre a próxima segunda feira e o próximo sábado, estão no mapa abaixo:
A legenda de cores mostra que quanto mais a cor está perto do marrom e vermelho, mais chuva acumulada. Uma linha que vai de Porto Alegre até Curitiba pelo litoral indica chuvas próximas de 200 a 250mm de chuva acumulada. Um padrão um pouco diferente do que estávamos acostumados até agora.
Na próxima imagem vemos o gigange anticiclone no nosso Oceano Atlântico, com alta pressão de 1033 hPa, sendo que no normal é 1013 hPa. Este centro de alta pressão é responsável pela chuva e pelo vento na próxima semana.
Na legenda de cores, quanto maior a cor intensa de vermelho, maiores as rajadas, principalmente no litoral. Os ventos giram no sentido anti horário aqui no sul do Brasil com rajadas de até 60 km/h na quarta feira e na quinta feira.
Agradeço novamente pela leitura realizada, sigo aqui acompanhando e informando vocês.
Deixe um comentário