foto de satélite

Baixa pressão tráz instabilidade, vento no litoral e depois temperatura amena no final de semana! Este é o nosso sul do Brasil

Prezados, vamos a mais um artigo sobre o tempo no sul do Brasil, estou em Criciúma no estado de Santa Catarina e agora, as 19h estamos com bastante chuva acontecendo no sul Catarinense. Uma área de baixa pressão se instalou perto de Florianópolis trazendo instablidade e bastante chuva em um curto espaço de tempo, nossa serra do rio do rastro também auxilia neste processo de potencializar a chuva aqui na região, os municípios mais perto da serra tem sempre os maiores acumulados de chuva.

Deixo a próxima imagem com o registro de satélite do sul e sudeste Brasileiro, 19h.

Boa parte do sul e sudeste Brasileiros com algum grau de instabilidade. A coloração mais amarela indica chuva mais forte, a cidade de Criciúma sob tempo instável neste anoitecer de quinta feira. Noroeste do RS e Oeste de SC, e boa parte do Paraná com chuva que está relacionada com a passagem de uma baixa pressão que impulsiona uma frente fria pela região.

E Criciúma neste momento, perto das 19h a estação da SATC registra o seguinte:

Temperatura: 21,7 °C (mínima: 21,7 °C e máxima: 29,5 °C)

umidade relativa: 98,7 %

Pressão atmosférica: 1004,7 hPa

Vento de Oeste fraco

Chuva de 24h: 29,4mm

Percebe-se que a temperatura reduziu bastante em um curto espaço de tempo, a chegada da frente fria gerou este resfriamento repentino com muita chuva. A pressão atmosférica está bastante baixa, mostrando a presença de um centro de baixa pressão em Florianópolis que interfere no tempo aqui no sul catarinense também.

A imagem mostra os acumulados de chuva nas últimas 24h nas estações da Epagri-Ciram.

Aqui do sul Catarinense, as cidade de Praia Grande com 62mm e Meleiro com 72mm de precipitação, junto com Urussanga (73mm) são os destaques de chuva nestas últimas 24h entre quarta e quinta feira, ressalta-se que boa parte dessa chuva aconteceu agora no final da tarde de quinta feira, após um dia de temperaturas muito elevadas e sensação de abafamento pela alta umidade relativa durante todo dia.

Análise da Baixa Pressão, vem o quê por aí?

Quando falamos em baixa pressão, quase sempre estamos falando de tempo instável, vento, chuva e a formação de um ciclone no mar, junto a costa. Estamos acostumados com este combo meteorológico aqui no nosso sul do Brasil, particularmente em SC e no RS.

A imagem a seguir mostra os ventos na região sul do Brasil e o centro da baixa pressão

Baixa pressão com 1003 hPa (normal é 1013 hPa) já gerando ventos na região da lagoa dos Patos, a medida que a sexta feria for chegando se intensificam os ventos aqui no litoral catarinense, este sistema é responsável por toda essa chuva que está presente por aqui neste final da quinta feira.

Na sequência o mapa para depois do meio dia de sexta, será mais ventoso no litoral catarinense.

Novamente estaremos com um ciclone na nossa costa do Sul do Brasil, a sexta feria será ventosa em todo litoral Catarinense, a partir do meio dia os ventos se intensificam, com 50 a 60 km/h de rajadas. Inclusive na ilha de Santa Catarina os ventos serão mais intensos, com rajadas mais fortes, de até 70 km/h. A tendência é ser mais úmido pela manhã e a tarde vai limpando o tempo, tarde de sexta feira amena.

Final de semana pelo Brasil

O sábado no sul do Brasil será de temperaturas amenas no sul do Brasil, o ciclone inicia seu processo de deslocamento para o alto mar, fazendo os ventos irem diminuindo por aqui. Final de semana a chuva vai para o sudeste do Brasil.

Sul do Brasil: Temperaturas amenas e sem chuva, vento vindos de sul, domingo de manhã com 13 °C em Criciúma e a tarde já esquentando.

Sudeste: A frente fria segue seu caminho chegando ao sudeste, chuva no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, temperaturas reduzem.

Nordeste: a chuva chega em Porto Seguro e restante do nordeste com tempo bom no sábado e domingo.

Centro Oeste: Chuvas de verão nesta região, temperaturas não sobem tanto quanto nos últimos meses.

Norte: Sem chuva, tanto no sábado, quanto no domingo. quente e úmido como sempre.

Live de quartas feiras no youtube

Todas as quartas feiras, as 19h30min farei uma live no youtube com possibilidade de interação e pedidos individualizados sobre o tempo, sempre com um resumão para o próximo final de semana. Só digitar tempo com michael no youtube e apareço lá. Deixo aqui o vídeo desta última quarta:

Se inscrevam no canal e dêem bastante likes!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *