Após dois dias de muito calor, com a temperatura chegando na segunda feira em Criciúma a 35,8 °C com sensação térmica de ao menos 40 °C, pela umidade que estava no ar. A terça feira iniciou com muito calor já pela manhã e depois houve uma mudança de vento para sul, o que representou um pequeno resfriamento em Criciúma.
Dados de estação meteorológica para Criciúma, as 19h 50min do dia 01 de outubro.
Temperatura: 20,1 °C (mínima: 17,3 °C e máxima: 28,9 °C)
Umidade relativa: 96%
Pressão atmosférica: 1010,4 °C
Vento de sudoeste fraco
chuva: 0,8mm
Agora a noite chegou uma parcela da frente fria e choveu já um pouco em Criciúma, ainda está o ar abafado devido a elevada umidade relativa.
A qualidade do ar em Criciúma passou esta segunda e terça feira com registro de qualidade moderada, ficou sempre acima dos 50 de AQI, neste momento temos os seguintes dados para Criciúma na terça feira a noite.
Após a chuva, a qualidade do ar vai melhorando, para norma Brasileira, podemos considerar o ar como sendo bom, pois nossa norma é um pouco menos rígida do que a dos EUA.
Deixo a imagem do radar em composição com a imagem de satélite da noite de terça feira
A frente fria parece bastante desorganizada neste momento, já está em Florianópolis e em boa parte dos litorais do RS e SC, alguns núcleos de chuva em verde e amarelo na imagem.
Previsão para os próximos dias
As próximas imagens mostram as simulações para alguns dias desta semana:
A imagem mostra a frente desenvolvida nesta quarta feira em boa parte do sul do Brasil, somente a parte sul do RS a chuva cessa nesta quarta feira. Em Criciúma a temperatura não atinge mais do que 21 °C na tarde, com chuva. O vento sul vai limpando e encaminhando a frente fria para cima.
Para quinta feira já muda tudo novamente no sul Catarinense, como pode ser visto na imagem abaixo:
A nebulosidade acaba ficando de Florianópolis para cima, até SP. As temperaturas no sul do Brasil não sobem tanto, ficando em torno de 20 °C a tarde, no início da noite sentiremos frio na quinta feira, com 15 °C pela chegada de massa de ar frio de alta pressão.
Na sexta feira o ar frio se fará presente com as temperaturas chegando abaixo de 10 °C e não subindo tanto a tarde. O vento muda um pouco e chega do mar, de leste-sudeste o que pode indicar a presença de maior nebulosidade no nosso sul catarinense, principalmente em municípios perto da serra.
O sábado será quente e sem chuva, bastante vento nordeste no litoral de SC, as temperaturas chegam a 27 °C no sábado.
Dia das eleições municipais pelo Brasil
A imagem do eixo sul e sudeste do Brasil mostra pouca chuva no domingo das eleições, somente algumas células pontuais de nuvens de chuva devido ao calor. As temperaturas chegam ao redor de 27 °C em várias cidades do sul do Brasil no domingo.
Sul Catarinense: no domingo haverá temperaturas elevadas, sem chuva, pelo menos pela manhã, após o meio dia podem ocorrrer pancadas esporádicas de chuvas de verão.
Simulação para o domingo na imagem:
No restante do Brasil, as temperaturas chegam a 30 °C no nordeste e aparentemente sem chuva em grande parte daquela região.
Região norte e Centro Oeste com alguma chuva de verão a tarde, mais no norte.
O quadro de temperaturas para a tarde do domingo de eleições no Brasil, muito calor
Quanto a cor mais marrom escura, maior a temperatura no domingo, parte do Brasil central muito quente na tarde das eleições. Vamos passar de 40 °C em boa parte dos municípios na região central do Brasil. A região sul as temperaturas seguem ao redor de 28 °C, RS, SC, PR e litoral de SP.
Qualidade do ar e fumaça no dia das eleições:
Precisamos de ar puro para poder votar da melhor maneira, somente uma parte da região centro oeste e norte estará com fumaça e ar de qualidade pior, os dados chegam somente até sábado, mas temos o indicativo de qualidade do ar pelo Brasil. O sul e sudeste Brasileiro com ar bom no domingo.
Muito obrigado pela leitura e agradeço se compartilharem e me ajudarem a aumentar as visualizações deste site! Até o próximo artigo!
Deixe um comentário