Mapa de monóxido de carbono

Parte da América do Sul com atmosfera sob fumaça das queimadas! O que vem por aí para o sul do Brasil?

As imagens de satélite nesta semana foram assustadoras com a dimensão da área relativa a cobertura da fumaça em toda américa do sul. As queimadas na região Amazônica foram as responsáveis por este quadro crítico que levou muitas pessoas a adoecerem por causa da poluição atmosférica em várias cidades do sul do Brasil.

A imagem de satélite abaixo mostra a fumaça das queimadas e onde elas se encontram agora na noite do dia 11 de setembro de 2024.

A fumaça está localizada mais para a Argentina e o Paraguay neste momento, podemos ver uma frente fria no sul do RS, na parte mais branca da imagem, a fumaça está com coloração mais cinza. Em geral com a chegada da chuva e mudança do vento acontece um processo de limpeza do ar e este volta a ter características normais.

A seguir seguem os dados de qualidade do ar para as 19h15min na cidade de Criciúma, noite do dia 11 de setembro.

Os dados indicam que o ar está extremamente ruim, insalubre com um AQI em 164, índice considerado de alerta pelos organismos de controle mundiais. Precisaria chegar a frente fria aqui no sul catarinense para que tivéssemos o processo de limpeza do ar na região.

As imagens em todas as partes do sul do Brasil eram de um amanhecer com o sol puxando para o vermelho e também no anoitecer. Deixo aqui uma das imagens para a região do campus da UNESC em Criciúma, no entardecer do dia 11 de setembro.

A foto foi realizada pela minha esposa arquiteta Rúbia Carminatti Peterson na UNESC, o sol com cores fortes entre amarelo e vermelho. Esta coloração do sol indica forte poluição do ar na atmosfera que “filtra” os raios e as cores que chegam nos nossos olhos são as cores do espectro infravermelho. As cores do céu são bonitas mas o motivo é assustador, pela presença de uma grande poluição atmosférica de gases nocivos e material particulado.

Para esta quinta feira teremos mudança do tempo no nosso sul do Brasil, uma frente fria consegue romper a barreira do ar quente que vem do norte e chega em Criciúma na noite de quinta feira, antes disso ocorre mudança para sul do vento na região e as temperaturas máximas reduzem muito na região. A máxima por exemplo em Criciúma não passa de 23 °C neste dia.

segue simulação do windy.com para quinta

Cidades mais ao sul do RS já na quinta a noite não vão ter chuva mas haverá redução substancial das temperaturas pela chegada de uma massa de ar frio. Entre Porto Alegre e Criciúma chegando até Chapecó, a frente fria traz chuva e redução das temperaturas.

Tendência para sexta e final de semana no sul do Brasil

Sexta feira: Chuva e instabilidade na tarde entre Porto Alegre e Florianópolis, Curitiba sem chuva e tempo nublado.

Sábado: O vento sul começa a soprar mais forte e ainda segue chance de chuva no sul Catarinense, para cidades acima de Florianópolis até Curitiba chance maior de Chuva.

Domingo: Frio pela manhã em Criciúma e sem chuva, 9 °C o mesmo para Porto Alegre. A frente fria tua de forma mais forte entre Curitiba e São Paulo, reduzindo as temperaturas nestas cidades, com chuva.

Tendência da poluição atmosférica para os próximos dias.

Após vários dias com índices horríveis de qualidade do ar, a tendência é aos poucos ocorrer a melhora das condições, nesta quinta ainda tem um resquício de material particulado que no sábado definitivamente deixa nosso estado de SC. Conforme mostra o modelo

A cor azul mostra ar com qualidade boa e as cores amarelo e laranja ar com bastante material particulado, a massa de ar frio vai empurrando a poluição para o norte, limpando nosso ar. Na região centro oeste as condições de ar ruim continuam ainda.

Condições atuais para a cidade de Criciúma

Condições para Criciúma as 19h55min do dia 11 de setembro:

Temperatura: 23,9 °C (mínima: 17,0 °C e máxima: 37,2 °C)

umidade relativa: 90,6 °%

pressão atmosférica: 1007,7 hPa

vento de noroeste com 3 km/h

sem chuva hoje

A temperatura se mantém elevada para a época do ano e tivemos 37,2 °C em Criciúma durante a tarde. De agora em diante a tendência é de redução das temperaturas na região sul catarinense.

Deixo este novo artigo no site e gostaria de deixar o instagram do meu patrocinador das redes sociais, entrem lá em @rzautomoveis e negociem automóveis, indicação minha, de confiança.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *