Ar seco

Análise da atmosfera para esta terça pelo Brasil, vem calor e fumaça continua!

Prezados, seguimos no acompanhamento do tempo pelo Brasil, tenho um foco maior aqui no sul do Brasil, especificamente o sul Catarinense, cidade onde resido, mas sempre vamos dando uma olhada em outras regiões do Brasil, tão castigadas pelas queimadas, fumaça, calor e umidade relativa muito baixa. Estas condições fazem muito mal para as nossas vias respiratórias, condições que inspiram cuidados, principalmente para crianças e idosos.

Vamos analisar a simulação do windy.com para a terça feira, com relação as temperaturas, na imagem a seguir.

Vai chegar muito calor a partir de terça, inclusive para o RS e SC, estamos ainda no inverno, quase no final, semanas atrás tivemos neve na serra catarinense e a partir de terça as temperaturas sobem, podendo atingir os 40 °C na cidade de Criciúma na quarta feira. Nota-se no mapa que haverá cidades no centro oeste Brasileiro com temperaturas passando os 40 °C já na terça feira. Vamos ver também o quadro da poluição e qual será o quadro da terça feira, no mapa abaixo:

quanto mais vermelho pior o ar

Os modelos para esta terça feira trazem bastante poluição para o sul do Brasil, e pelos ventos em altitude, mais fumaça chega nos próximos dias.

Condições atuais de Criciúma

Os dados meteorológicos para Criciúma, agora na segunda feira às 22h30min:

Temperatura: 18,9 °C (mínima: 17,0 °C e máxima: 21,8 °C)

Umidade relativa: 98,0 %

Pressão atmosférica: 1015,0 hPa

vento de nordeste com 2,1 km/h

choveu 0,4mm hoje.

Considerando os últimos dias a temperatura nesta hora da noite está elevada, já é o início da chegada de ar quente vindo do norte do país, nesta terça feira a temperatura chegará aos 30 °C em Criciúma. Estamos com a umidade relativa elevada, quase em 100% e este é o motivo dos nevoeiros pela região.

Os dados atuais da qualidade do ar no centro de Criciúma mostram o AQI com qualidade indo para insalubre. dados na figura abaixo:

Dados são disponibilizados pelo sensor adquirido pelo projeto FAPESC-UNESC, dados ainda estão em etapa experimental, em breve haverá a instalação no campus da UNESC em forma definitiva.

Tanto os PM 2.5 e o PM 10 estão com valores elevados, a situação começou a agravar nas últimas horas, o gráfico a direita na parte de cima mostra a evolução. o dado de PM 2.5 está em 47,6 microgramas/m3 ; muito acima do normal considerado ar bom. Vamos acompanhar durante esta semana o que acontecerá com o ar na nossa região e no Brasil.

Explicação do Por quê da chegada da fumaça no sul do Brasil desde a região Amazônica

As queimadas estão acontecendo na região Amazônica, de forma intensa e jogando muito material particulado, fumaça, monóxido de carbono e demais agentes poluidores da nossa atmosfera.

Após as queimadas acontecerem a poluição é trazida para nossa região pelos ventos em altitude, verdadeiros “rios” de vento que estão em altitudes elevadas, o mapa abaixo mostra o perfil destes ventos:

Esta imagem mostra o recorte para uma altitude ao redor dos 2000 metros, registra os ventos nesta altura. Quanto mais roxo maior a velocidade dos ventos. As linhas mostram os ventos vindo direto da Amazônia para o RS e uma parte de SC, são estes ventos que trarão fumaça e ar seco e quente. Neste caso os vento são de Oeste no RS, em altitude.

Vamos acompanhando dia após dia as condições aqui no site e também nas redes sociais em @tempocommichael venham comigo me seguir no instagram!

Pessoal, quem chegou até aqui na leitura, gostaria de um feedback de vocês sobre o conteúdo daqui e se puderem me dar sugestões de melhorias e temas que eu poderia abordar aqui.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *