Imagem da poluição

Imagens impressionantes da fumaça que vem das queimadas na região Amazônica e focos de incêndio.

Amigos, Muito boa a repercussão dos artigos aqui publicados, gostaria de agradecer pela leitura, me ajudam a ir em frente.

Gostaria ainda de focar no assunto poluição atmosférica devido às queimadas na região amazônica, as imagens de satélite mostram a extensão deste problema ambiental em todo nosso continente sul Americano. Neste sábado tivemos aqui em SC uma névoa que cobriu o sol durante boa parte do dia, esta névoa era uma parte um nevoeiro marítimo que misturado à fumaça produziu o fenômeno, principalmente no final da tarde, bonito até, de sol avermelhado. Este sol com esta coloração é assustador pois indica muita poluição atmosférica em nosso ar. Postei um vídeo no meu canal do youtube que vou deixar no final deste artigo para vocês acessarem.

A primeira imagem que deixo aqui é a foto de satélite da nossa América do Sul, mostrando a fumaça com uma grande concentração e chegando ao nosso sul catarinense de maneira intensa.

Em geral estas imagens mostram o vapor de água das nuvens com coloração branca, como podemos ver na imagem. Mas nesta foto temos uma parte mais cinza que recobre boa parte do continente sul americano, mais da região Amazônica até ao Rio Grande do Sul, esta bruma cinza que aparece na foto é relativa à fumaça e podemos ver a grande extensão que esta ocupa.

A imagem a seguir mostra um recorte para o sul do Brasil:

Aqui, de maneira mais focada, temos a fumaça e poluição atmosférica nos estados do sul do Brasil e parte de SP. Problema sério pois várias doenças são potencializadas a partir desta poluição, meus seguidores comumente relatam vários quadros desde dores de cabeça, rinite, tosse, olhos lacrimejando, etc…

Qualidade do ar na cidade de Criciúma.

No nosso projeto da FAPESC que envolveu nosso laboratório instalamos um sensor de qualidade do ar, por enquanto está instalado na região central de Criciúma, o sensor registra de minuto em minuto os dados de concentração de material particulado no ar para partículas PM=1 ; PM=2,5 e PM=10 segundo legislação americana e também podendo ser adaptada a legislação Brasileira.

Dados de agora de tarde, 18h07min de qualidade do ar:

o AQI sigla em Inglês para Índice de qualidade do ar mostra o valor de 125 com a característica de ar insalubre para pessoas sensíveis, pessoas com sensibilidade à poluição sofrem com o ar com estas características. Percebemos pela curva que a qualidade do ar está piorando e provavelmente chegaremos à região insalubre para todas as pessoas. Todos os dados corroboram para a chegada da fumaça proveniente das queimadas da região amazônica. Nossas vias respiratórias sofrem com esta poluição que vai se acumulando em nosso pulmão adoecendo muitas pessoas neste tipo de ambiente.

Dados de estação meteorológica para Criciúma, dia 07 de setembro as 18h15min:

Temperatura: 21,6 °C (Mínima: 9,2 °C e Máxima: 26,2 °C)

umidade relativa: 88,1 %

Pressão atmosférica: 1012,3 hPa

sem vento e sem chuva

Grande amplitude térmica durante o início do dia e na hora de maior temperatura, ar seco com o famoso clima de deserto está presente. Continuamos com a névoa marítima chegando até o litoral do sul do Brasil, por isso, nos próximos dois dias, domingo e segunda as temperaturas não sobem tanto, por causa do nevoeiro que se fará presente.

Toda previsão para o restante da semana em vídeo

Deixo vídeo que aborda de forma mais detalhada as queimadas, fumaça e a previsão do tempo para a próxima semana, 37 °C quarta feira em Criciúma, não percam as informações!

informações direto de Criciúma – SC: poluição e previsão para a semana!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *