queimadas na amazônia

Previsão de muito calor no Centro do Brasil, continuam as queimadas e fumaça na próxima semana!

Prezados, continuo aqui abordando a meteorologia, o clima e o meio ambiente de forma didática. Agradeço pela audiência do site, podem compartilhar o artigo com quem vocês quiserem. Ajuda muito na audiência.

Estou escrevendo na noite do dia 04 de setembro, da cidade de Criciúma no sul Catarinense. Estamos na eminência da chegada de uma nova frente fria trazendo chuva e algum frio para o nosso sul. Deixo abaixo a imagem do satélite desta noite de quarta feira:

A imagem do satélite mostra a frente fria em atividade em boa parte do RS e no Oeste Catarinense. A tendência é que ela continue a rota de subida, trazendo chuva para o restante de SC nesta madrugada. A quinta feira será uma boa parte chuvosa no sul catarinense, mas logo a tarde o tempo vai melhorando.

As condições atuais na cidade de Criciúma, às 19h50min.

Temperatura: 17,4 °C (máxima: 22,9 °C e mínima: 13,9 °C)

Umidade relativa: 91,5 %

Pressão atmosférica: 1016,1 hPa

vento de sudoeste com 6,2 km/h

sem chuva neste dia

As condições mostram já um vento vindo de sul-sudoeste e com uma temperatura já em declínio. Vamos acompanhar a chegada da chuva que será de fraca intensidade.

Queimadas e fumaça no Brasil

Para as regiões centro Oeste e parte do Sudeste do Brasil continuam as condições de muita fumaça e material particulado devido as queimadas que estão acontecendo na Amazônia, de forma recorde. Esta poluição toda é trazida para o sudeste e depois ao sul do Brasil pelas correntes de jato, verdadeiros rios de vento em maiores altitudes, vento de norte principalmente. Estes ventos trazem a poluição e também o calor para nossa região.

Mas antes deixo aqui a simulação para monóxido de carbono:

A parte que está em vermelho indica os focos maiores de queimadas, a parte mais em marrom também indica boa concentração deste poluente. A tendência é de aumento nos próximos meses, que são sempre os mais secos do ano na região centro oeste e Amazônica. Temperaturas elevadas e ar muito seco serão registrados nos próximos dias na região centro oeste e em parte da região sudeste. Cidades como Cuiabá poderão registrar 45 °C com ar extremamente seco, com risco de fogo em palhas nas lavouras. Deixo aqui a previsão de temperaturas:

Mapa de previsão para a próxima terça feira em parte do Brasil, quanto mais marrom maiores as temperaturas, sempre acima de 40 °C, inclusive aqui no sul Catarinense teremos a partir do domingo já temperaturas ao redor de 30 °C e subindo dia após dia na próxima semana. Uma incrível onda de calor será registrada na próxima semana em boa parte do Brasil.

Previsão para o sul do Brasil nos próximos dias

A partir de hoje, dia 04 de setembro, o sul catarinense passará primeiro por uma frente fria que passará rápido, sem muita chuva e trazendo ar frio.

Previsão em cada dia e no final de semana no sul catarinense

Quinta feira: Frente fria passa rápido, alguma chuva e queda nas temperaturas, final do dia frio.

Sexta feira: Manhã fria, 5 °C e tarde mais agradável

Sábado: inicia frio e logo esquenta, sem chuva

Domingo: um pouco mais frio a tarde

Segunda em diante: inicia o calor em Criciúma que dura praticamente a semana inteira.

Risco de queimadas no Brasil

Na próxima semana haverá muito risco de novas queimadas no Brasil, podemos ver no mapa abaixo:

A cor roxa para a próxima segunda feira indica o maior perigo de fogo, isto acontece de hoje e por toda a próxima semana mais na região centro oeste do Brasil e região Amazônica. Precisamos acompanhar a chegada de muita fumaça no nosso sul do Brasil devido as correntes de jato, mostradas na simulação abaixo:

A imagem registra a simulação dos ventos em altitude, em 1500m, a parte mais roxa e marrom mostra os ventos de maior velocidade com direção vindo de norte, chegando pelo Oeste catarinense neste sábado, chegando até Porto Alegre e em toda SC. Verdadeiros rios de vento que trazem toda a poluição gerada na região Amazônica.

Fico acompanhando o tempo aqui no site e também no instagram: @tempocommichael