Neve na serra

Acompanhamento do tempo, fumaça, frio e muito calor a partir de quarta, depois frio e gelado no final de semana no sul do Brasil (Neve prevista)

Seguimos acompanhando o tempo, esta semana farei publicações quase diárias. Haverá muita mudança no clima a partir desta terça feira. Estamos com ar muito quente no centro Oeste Brasileiro e ar frio no eixo sul do continente Americano. Um centro de alta pressão está no Atlântico e trará vento sudeste nesta terça feira no sul Catarinense. Principalmente as cidades perto do litoral sul do catarinense terão céu nublado e temperaturas mais baixas a tarde. A temperatura não subirá muito mais do que 18 °C, tarde fria e nublada.

A imagem da simulação mostra a diferença de temperaturas entre o norte e sul do continente, no centro oeste ainda chance de queimadas pelas elevadas temperaturas e baixas umidades relativas. imagem do windy.com

Cidades do Oeste Catarinense e Noroeste do RS estarão com temperaturas elevadas no modelo para a tarde de terça, enquanto isso, o litoral sul catarinense com temperaturas amenas pela presença de uma frente fria associada a umidade do oceano. Vamos ver acontecer o fenômeno de uma frente quente, todo esse ar frio que está em parte do RS e SC será empurrado para baixo, o ar quente do norte formará uma frente de chuva com deslocamento de norte para sul, famosa frente quente, quando a chuva passa e o ar aquece, limpando o tempo.

Frente quente novamente no nosso sul do Brasil.

Imagem do modelo de nuvens para a quarta feira a tarde, mostrando a frente quente em atuação.

Podemos ver as nuvens de chuva mais ao sul com um formato de uma letra U ou V. Criciúma com mais de 30 °C na quarta a tarde e Pelotas com 17 °C na mesma hora do dia. Conseguem perceber o ar quente empurrando as nuvens para baixo, para o sul do Brasil. A terça feira será fria e o ar quente se fará presente na quarta feira. Aqui no Brasil conhecemos mais as frentes frias, quando chove e entra o ar frio, geralmente empurrando as nuvens para cima de sul para norte. Vemos uma baixa pressão ainda no sul do RS na quarta feira.

modelo mostra a quinta feira bem quente com vento norte sendo sugado por um ciclone extratropical no Atlântico sul.

Vemos a frente fria já cortando o RS na sua parte sul, acima deste ponto tempo bom e quente com vento norte na quinta feira.

Continuamos a mostrar as simulações do windy.com e a sexta feira a frente fria já estará em boa parte de SC, o sul catarinense com frio e vento sul, chuva quase por todo o dia. No final da sexta feira o tempo firma um pouco com temperatura muito baixa e bastante vento do quadrante sul.

segue o modelo de sexta feira:

Sul do RS com tempo melhorando na sexta feira, e boa parte de SC com chuva e frio. Em São Paulo continua muito quente e sem chuva, teremos dias muitos quentes em todo eixo sudeste e centro oeste do Brasil, muito ar seco nos próximos dias.

Chance de Neve mais intensa e mais generalizada no final de semana gelado. Serras Gaúchas e Catarinense

Finalmente teremos um evento de neve mais intenso, segundo as previsões. Entre sábado e domingo chance de neve inclusive no sul do RS na serra do Sudeste, Serra Gaúcha e parte do noroeste Gaúcho e grande parte da serra Catarinense. segue o mapa:

A parte em azul mostra a chance de neve, vamos acompanhar este fenômeno que sempre é muito bonito e chama atenção de turistas e visitantes. O fato de haver um ciclone no mar, frente fria passando, ar gelado entrando pelo sul, frio em altitude, condições ideais para neve.

Tanto o domingo quanto a segunda feira muito gelados no sul do Brasil, a segunda feira registrará 5 °C na cidade de Criciúma no estado de SC.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *