Atualizando as condições do tempo no sul Catarinense, Inverno chegando novamente na próxima semana! Frio!

Prezados, boa repercussão do artigo anterior, vou iniciar uma jornada para publicar com mais constância aqui no site as informações diárias do clima e da meteorologia em Santa Catarina.

Vamos iniciar novamente com os dados da cidade de Criciúma, deste dia 23 de julho de 2024, às 19h, estação da SATC:

Temperatura: 19,4 °C (mínima: 10,8 °C e máxima: 27,6 °C)

Umidade Relativa: 92%

pressão atmosférica: 1021,1 hPa

Vento de leste com 1,2 km/h

sem precipitação durante o dia

Os dados indicam uma grande amplitude térmica, ou seja, uma grande diferença entre a mínima, pela manhã e a máxima pela tarde. O ar seco proporciona este quadro.

Previsão para:

quarta feira: frio pela manhã e quente a tarde em Criciúma, 28 °C, sem chuva

quinta feira: frio pela manhã e quente a tarde em Criciúma, 26 °C, sem chuva

sexta feira: ainda um dia quente mas já um pouco mais nublado.

Previsão de mudança brusca a partir do final de semana em SC.

Uma frente fria se aproxima ao estado Catarinense já no final de domingo, tanto no sábado, quanto no domingo, a umidade já aumenta no sul Catarinense com chance de chuvas esparsas, antecedendo a chegada da frente. A simulação do windy.com mostra a chegada da frente no final de domingo:

Na retaguarda desta frente fria, ar gelado vai se fazer presente durante a próxima semana, sentiremos frio, principalmente nas tardes da próxima semana, iniciando por segunda em que a temperatura máxima não passa de 17 °C em Criciúma.

As mínimas e máximas previstas para os dias da próxima semana:

segunda feira: mínima 13 °C e máxima 15 °C

Terça feira: Mínima: 6°C e máxima: 11 °C

Quarta feira: mínima: 5 °C e máxima: 16 °C

Nestes dias mais frios em Criciúma e em todo sul Catarinense a nossa serra registrará temperaturas negativas novamente e geadas generalizadas. Essa massa de ar polar derrubará as temperaturas fazendo sentirmos novamente o inverno aqui na região.

Sempre quando saímos de temperaturas elevadas como nesta semana, para temperaturas mais baixas, de forma abrupta, sentimos mais frio ainda. Haverá também a partir de segunda feira o famoso vento minuano, que soprará de sudoeste, reduzindo muito a sensação térmica em toda região sul.

Medição da qualidade do Ar na cidade de Criciúma: material particulado.

Ontem houve o registro de uma qualidade do ar com índice superior a 50, indicando uma qualidade regular do ar, os dados mostrados abaixo indicam as condições para o centro de Criciúma no dia 23 de julho de 2024, às 19h31min, sensor do Projeto FAPESC-UNESC

Temperatura: 21,9 °C

Umidade relativa: 84,2 %

Índice de Qualidade do Ar: 118,5

PM 2,5: 44 microgramas por metro cúbico de ar (partículas de 2,5 micrômetros)

As tabelas de qualidade do ar mostram que o PM 2,5 deve estar entre 0 e 12,5 microgramas por metro cúbico de ar, a inversão térmica proporciona este quadro, podemos verificar a temperatura mais elevada pois o sensor está em uma altura mais alta comparada com a SATC na mesma hora, o mesmo vale para a umidade relativa.

Esta qualidade do ar indica a possibilidade de sensibilização de pessoas com rinite, alergias e tosses. A tendência é pior até a manhã de quarta, ficando o ar insalubre por vezes.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *