Após este grande episódio de frio no sul do Brasil, principalmente no RS e em SC, com temperaturas ao redor de 0 °C e até negativas em muitas cidades. As massas de ar polar chegaram ao sul e trouxeram muitos dias com tardes geladas, com máximas menores do que 10 °C em quase todos lugares destes dois estados.
Neste último final de semana uma alta pressão no Atlântico trouxe ventos úmidos do mar que ao subirem as serras Catarinenses produziram muita chuva. As temperaturas continuaram baixas e as tardes foram frias.
Seguem dados da estação da SATC as 21h 45min na cidade de Criciúma.
Temperatura: 14,1 °C (Mínima: 13,4 °C e máxima de 15,3 °C)
Umidade relativa: 100,0 %
Pressão atmosférica: 1026,3 hPa
Vento sudoeste calmo
Precipitação de 54mm nas últimas 24h.
Podemos perceber a umidade relativa com ar 100 % saturado, pressão elevada devido ao centro de alta pressão no Atlântico. Quem esteve perto dos morros da região sul catarinense percebeu os topos destes com nevoeiros, aqui no centro de Criciúma o Morro Cechinel esteve totalmente encoberto, corroborando com esta umidade relativa de 100% registrada agora a noite.
Previsão para semana em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul
Na segunda feira continuam os ventos marinhos trazendo alguma umidade, bastante nublado, temperatura já chega a 15 °C em Criciúma. Praticamente, dia após dia vai melhorando e as máximas passam dos 20 °C a partir de quarta feira em diante com tempo bom no sul catarinense e com temperaturas um pouco mais elevadas a tarde.
Para o Rio Grande do Sul, o início da semana é mais seco e depois tem alguma chance de chuva fraca em Porto Alegre, temperaturas aumentam um pouco também.
Próximo final de semana sem chuva no sul do Brasil e temperaturas mais elevadas, acima de 22 °C.
Agradeço a leitura e venham me seguir em @tempocommichael no instagram e no youtube.
Deixe um comentário