Inverno chegou com força no sul do Brasil. Mais frio por chegar, direto do polo sul.

Prezados amigos, estamos percebendo o frio novamente no inverno do sul do Brasil, fazia alguns invernos que não tínhamos uma sequência tão grande de dias gelados, as temperaturas máximas estão se mantendo abaixo de 13 °C, a tarde. Agora na segunda feira, as 18h50min apresento os dados da cidade de Criciúma, localizada na SATC:

Temperatura: 10,0 °C (mínima: 9,3 °C e máxima: 13,4 °C)

Umidade relativa: 97,3 %

pressão atmosférica: 1023,1 hPa

Vento de sudoeste com 6,8 km/h

Precipitação das últimas 24h: 12,2 mm

Tardes muito geladas, com o vento sudoeste gerando sensações térmicas menores ainda. Umidade relativa elevada faz com que tenhamos mais sensação de frio, nossas roupas perdem mais calor com a umidade.

Nos municípios da nossa serra catarinense os dias estão gélidos, vou deixar os dados aqui de uma estação da serra catarinense, as 19h em São Joaquim, estação Puglia.

Temperatura: 3,4 °C (mínima: 3,4 °C com máxima: 8,7 °C)

Umidade relativa: 99%

Pressão atmosférica: 1011 hPa

vento: sudoeste – fraco

Precipitação: 1mm no dia de hoje

A análise dos dados mostra uma brusca diminuição das máximas, inclusive na serra, muita umidade e nebulosidade que não deixa o sol aparecer provocando tardes frias, junto com o ar frio que veio do sul do continente.

no mapa abaixo, com os dados da epagri-ciram o registo da mínimas nesta segunda feira, dia 08 de julho:

As menores temperaturas foram registradas no lado Gaúcho da Serra, com mínimas ao redor de 3 °C nas cidades de Cambará do Sul e São José dos Ausentes. No litoral sul catarinense foram registras mínimas ao redor de 10 °C.

Previsão de muito frio por muito dias ainda, vem reforço de ar frio, polar, reduzindo as mínimas também.

Nas minhas redes sociais as pessoas estão perguntando até quando ficará este frio aqui em Santa Catarina e no RS. Estou respondendo que devem se preparar para mais frio, pelo menos até a metade do mês de julho, a temperatura não passará de 15 °C até a metade do mês. Nos municípios das serras catarinense e gaúcha os termômetros não passam de 10 °C. Reforço de ar frio, polar de alta pressão atmosférica chegará primeiramente ao RS na metade da semana, reduzindo muito as temperaturas. Quadro preocupante de inverno congelante em municípios da campanha Gaúcha, na divisa do RS com Argentina e Uruguay.

Resumo para os próximos dias no RS e SC:

Terça feira: A chuva se concentra mais ao norte de Porto Alegre, amanhecer frio ao redor de 8 °C no sul catarinense, a partir do meio dia chance de chuva e novamente uma tarde gelada. Nas serras mais frio ainda.

Quarta feira: Muita instabilidade com frio em todo litoral do RS e sul catarinense, novamente temperaturas máximas menores do que 12 °C. A partir da tarde para noite a chuva começa a parar e esfria bastante.

Quinta feira: será o dia mais “quente” da semana, com 14 °C no sul catarinense, antevendo a chegada de mais chuva.

Sexta feira e final de semana: mais ou menos o mesmo quadro, com umidade e temperaturas baixas.

Sigo acompanhando com atualizações diárias em @tempocommichael no instagram, venham me seguir!

spoiler: 20 °C somente dia 16 em diante.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *