Massa de Ar Polar, muito gelada, chegou no sul do Brasil! Registros e previsão para a semana.

O script é sempre o mesmo, antes da passagem de uma frente fria ocorre um aquecimento, umidade elevada. Para a chegada de ar polar vindo do sul do continente é necessária a presença de um ciclone extratropical na costa, geralmente de SC para baixo, este tipo de sistema impulsiona a massa de ar frio, seca e de alta pressão reduzindo muito as temperaturas. Após um sábado ventoso, gelado, houve uma significativa redução das temperaturas em todo sul do Brasil. O amanhecer de domingo foi gelado com geadas em várias regiões, temperaturas negativas em muitas cidades e perto de zero em outras. Na sequência registro algumas temperaturas em cidades de SC e RS, no domingo pela manhã:

Temperaturas mínimas do domingo:

Criciúma – SC: 0,3 °C

Urupema – SC: -6,3 °C

Timbé do Sul – SC: 1,3 °C

Urubici – SC: – 5,7 °C

Bom Jesus – RS: – 4,9 °C

Florianópolis – SC: 6,5 °C

Temperaturas mínimas da segunda

Criciúma – SC: – 0,1 °C

Urupema – SC: -6,2 °C

Timbé do Sul – SC: 1,9 °C

Urubici – SC: – 5,4 °C

Bom Jesus – RS: – 3,3 °C

Florianópolis – SC: 4,9 °C

Estas temperaturas negativas estão relacionadas ao resfriamento noturno provocado pelo ar muito seco e a ausência de nuvens, condições estas que proporcionam a saída do calor da Terra para o espaço, sem grandes resistências. O vapor de água, em geral segura o calor na nossa atmosfera, por isso em dias secos temos um resfriamento noturno mais pronunciado. Grandes geadas ocorreram nas serras gaúcha e catarinense, congelando lagos e águas em praças.

Comportamento para os próximos dias

Estou escrevendo este artigo na noite de segunda feira, dia 01 de julho, portanto, segue a previsão para os próximos dias, entre terça e o próximo final de semana.

Terça feira: Ainda gelada pelo amanhecer, principalmente em baixadas. Nos municípios das serras ainda alguma geadas, com temperaturas negativas. A partir da tarde de terça as temperaturas sobem um pouco, chegando perto de 20 °C no sul Catarinense. Sem chuva terça feira.

Quarta Feira: o dia inicia nublado com temperatura um pouco mais elevada, ao redor de 11 °C no sul Catarinense e mais gelado nas serras, em torno de 3 °C, a tarde de quarta já começa a ficar mais úmida, já com possibilidade de chuvas em SC e no RS. Segunda parte da semana mais instável, com a chegada de frente fria. A simulação abaixo mostra a frente fria na quinta feira.

A quinta feira inicia bastante nublada e mais a noite chega uma chuva vinda do RS, frente fria. As temperaturas não sobem mais do que 15 °C no sul catarinense.

Sexta feira: um dia típico de inverno, úmido e com máximas menores do que 13 °C na cidade de Criciúma e no sul catarinense. Antevendo um final de semana de frio e com chuva, máximas reduzem e as mínimas não ficam tão baixas quanto o último final de semana.

Sábado e Domingo: Frio e com chuva em boa parte de SC e RS, domingo chove um pouco mais. Passagem da frente fria.

Dados indicando uma próxima semana, gelada ainda.

Qualidade do ar no sul catarinense

A chegada de frente fria e depois de ar frio e seco, vindo do sul do continente, praticamente limpa o ar. O registro do sensor, com relação a material particulado, na região central da cidade de Criciúma, indicou qualidade do ar boa, tanto no sábado quanto no domingo. Os dados abaixo indicam o índice de qualidade as 20h45min da segunda feira.

Se olharmos o dado de Nowcast que está em 61,2 de AQI (air quality index) significa qualidade do ar moderada, provavelmente a inversão térmica está iniciando, fazendo com que o ar não consiga ser limpo por causa da baixa movimentação. As partículas não se dispersam ocasionando a piora da qualidade do ar, principalmente nas cidades.

Me despeço com este artigo um pouco mais curto, mas com muitas informações. Até o próximo artigo!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *