Vamos acompanhar esta virada do tempo que vai acontecer nesta quinta feira aqui no Sul Catarinense. Quem estiver lendo agora na quarta feira a noite deve estar percebendo um vento quente na cidade de Criciúma. Este vento faz parte ainda do aquecimento pré – frontal que antecede uma chegada de uma frente fria. Ainda teremos calor no início desta quinta feira, com temperaturas chegando a 28 °C a tarde. No RS a frente fria já chegou e sua atividade é intensa, com chuva e também muito granizo na cidade de Pelotas.
A imagem abaixo é de satélite na noite de quarta feira, 22h
Pode-se visualizar a atividade da frente fria já perto de Porto Alegre, cidades como Pelotas, Bagé e Santa Maria com muita chuva e tempo bem instável. Criciúma ainda está distante desta frente fria e com muito vento do quadrante norte.
As condições atuais na estação da SATC indicam, 22h30min na cidade de Criciúma.
Temperatura: 22,6 °C (máx: 30,2 °C e Mín: 13,1 °C)
Umidade Relativa: 87,7 %
Pressão atmosférica: 1011,1 hPa
Vento Norte com 2,6 km/h com rajadas de 6,4 km/h
Sem chuvas nas últimas 24h.
Dia de tempo bom nesta quarta feira, com muito sol e calor.
Previsão para os próximos dias no Sul do Brasil
A quinta feira será registrada pela mudança do tempo no sul catarinense e também em Santa Catarina. A frente fria chegará em Criciúma durante o final da tarde e início da noite de quinta feira. A atividade maior desta frente será no sul do RS, aqui estão previstos em torno de 30mm de precipitação. O evento mais significativo para este final de semana é a formação de um ciclone extratropical na costa do sul do Brasil. Este tipo de sistema sempre traz ar frio do sul do continente, vento minuano de sudoeste ou vento sul em alguns momentos. Este ciclone impulsiona para o norte a frente fria que passa rapidamente pelo sul do estado catarinense nesta sexta feira tendo na retaguarda um ar muito frio que derrubará as temperaturas, tanto no sábado, quanto no domingo.
A simulação do windy.com mostra o ciclone na costa, com centro de 1005 hPa.
A imagem da simulação mostra uma grande área de chuvas no sul do Brasil na sexta feira pela manhã, do sul do RS até perto de Curitiba. Este sistema de chuva vai sendo empurrado para cima pelo ar frio trazido pelo ciclone extratropical. Nota-se as temperaturas em Buenos Aires já com 6 °C e Montevideo com 10 °C, este ar frio estará a noite já aqui no RS e SC nesta sexta feira. As temperaturas a partir da sexta a noite terão declínio acentuado, muito cuidado nas serras Gaúcha e Catarinense, o vento fará com que as sensações térmicas sejam de extremo frio, abaixo de 0°C, inclusive.
A imagem a seguir mostra a simulação para sábado no sul do Brasil, com relação as temperaturas.
A simulação das temperaturas para o sábado pela manhã, indicam, quanto mais verde menor a temperatura. Podemos colocar menores as temperaturas indicadas no mapa, em São Joaquim haverá temperaturas ao redor de 0 °C com sensações térmicas menores. Em Criciúma podemos registrar até 5 °C no amanhecer de sábado.
No domingo a temperatura baixa se repete e haverá tempo bom nos dois dias no RS e SC, com frio a tarde também, as máximas não passam de 14 °C.
Previsão para o Paraná e o Sudeste
A frente fria segue o seu caminho até o Sudeste e no final de semana haverá chuva em São Paulo, ventos do mar geram umidade na cidade de São Paulo no final de Semana. A imagem a seguir mostra a simulação para o sudeste Brasileiro no final de semana.
A imagem indica a coloração azul e verde com a presença de chuva, tanto no sábado quanto no domingo, temperaturas menores, durante a tarde, inclusive. Em Curitiba frio e chuva a partir de Sexta feira.
Vamos acompanhando o desenrolar desta mudança de tempo no Sul do Brasil, atualizações diárias no instagram: @tempocommichael e no canal do youtube: www.youtube.com/@tempocommichael venham se inscrever e seguir!
Até a próxima, direto aqui de Criciúma/SC
Deixe um comentário