Massa de ar frio derruba as temperaturas no sul do Brasil nesta semana

Saudações! Vamos novamente com um material escrito sobre o comportamento do tempo para este início da semana e também o restante desta. O RS continua em estado de calamidade pública com a nova frente fria que está passando, desde a sexta feira passada, com precipitações intensas durante este sábado e domingo. Aqui no nosso sul Catarinense, o sábado dia 11 de maio iniciou sem chuva e até houve algumas aberturas de sol, esquentando um pouco. Após uma sexta feira bem fria, o sábado esquentou. Já falamos deste tipo de sistema aqui no site, trata-se de uma frente quente, ar quente do norte empurrando as nuvens para o sul. No domingo houve a incidência de chuvas mais fortes na região sul Catarinense.

Dados de Criciúma – estação meteorológica

20h10min do dia 12 de maio de 2024, SATC – Criciúma

Temperatura: 20,3 °C (19,2 °C de mínima e 21,9 °C de máxima)

Umidade Relativa: 100%

Pressão atmosférica: 1004,5 hPa

vento de sudoeste com 2,2 km/h

Precipitação (24h): 41,8 mm

Os dados indicam uma temperatura amena com umidade relativa de 100%, ar totalmente saturado. Não indicado para secagem de roupas, pois estas não conseguem secar devido a saturação do ar. A pressão atmosférica está baixa, condição em que se pode prever algum vento na região para as próximas horas.

A imagem de Satélite de infravermelho mostra nuvens carregadas ainda no RS e SC, conforme imagem abaixo.

Percebe-se, ainda células de chuva em Porto Alegre e também ao norte de Santa Maria; entre Torres e o Sul Catarinense as chuvas mais intensas neste momento. Pelo mapa em Criciúma não chove neste momento.

Previsão para a semana no RS e SC

Tanto o RS como no litoral sul Catarinense a pressão atmosférica está baixa, a análise dos modelos mostra a presença de um ciclone formado em frente ao litoral do RS, já dentro do mar, perto da costa. A sua influência será mais sentida pelo vento no litoral sul do RS, principalmente na lagoa dos Patos. A pressão atmosférica no centro não é tão baixa para ocorrer algum transtorno. Estes ciclones que se formam na costa do Sul sempre trazem vento sul ou sudoeste do sul do continente, ar frio deverá chegar na região já a partir desta segunda feira. A medida que o ar frio vai chegando as nuvens e a umidade serão empurrados para o norte, limpando o tempo.

A imagem da simulação abaixo para a segunda feira no sul do Brasil

Conforme esta simulação pode-se notar o ciclone formado a direita, já longe da costa após o meio dia. Nesta segunda feira ainda temos chance de alguma precipitação mais de Porto Alegre para cima.

Terça feira o ar frio estará instalado nos dois estados, sem chuva e com sol. As temperaturas máxima não passam de 16 °C com mínimas de 13 °C na terça. O amanhecer de quarta e também de quinta feira serão gelados nos dois estados com chance de geadas nas serras e temperaturas negativas nestas regiões. Em Porto Alegre a temperatura mínima pode chegar a 6 °C e aqui no sul Catarinense, Criciúma registrará temperaturas baixas nos amanheceres de quarta e quinta, se houver cobertura de nuvens 8 °C se não houver, 5 °C.

Mais chuva a partir de quinta feira

Os modelos indicam uma nova frente fria a partir de quinta feira, primeiro no RS e depois aqui em SC. Novamente as massas de ar quente do norte e fria do sul se chocando e gerando nuvens carregadas. Precisamos acompanhar pois a situação está crítica com as cheias dos rios. Vou acompanhando a situação aqui no site esta semana e vocês podem me acompanhar no instagram onde eu atualizo diariamente, venham me seguir em @tempocommichael no instagram.

Até no próximo artigo! Muito obrigado pela leitura!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *