Após passagem de uma frente fria em SC e no RS, com chuva e muita umidade, céu nublado; houve a chegada de ar frio vindo do sul do continente, impulsionado por um ciclone localizado na costa Argentina. Esta condição é típica aqui no nosso sul Brasileiro. Este ar mais frio e seco se espalha rapidamente, geralmente com alta pressão também. Todo mundo deve sentir como é a influência deste tipo de massa de ar sobre as nossas vidas, o ar seco tem uma característica interessante, ele não consegue segurar o calor advindo da radiação solar. Por esse motivo temos um aquecimento diurno rápido e assim que o sol se põe o ar vai resfriando rapidamente, com madrugadas frias e em alguns casos, como na serra, com temperaturas atingindo 0 °C ou menos. O vapor de água presente em massas de ar mais úmidas conseguem segurar o calor que é perdido por radiação para o espaço, o vapor de água interage bastante com a radição infravermelha, relacionada ao calor. Os dados abaixo registram as condições para Criciúma as 17h41min.
Temperatura: 24,8 °C (mín: 11,8 °C e máx: 27,8 °C)
Umidade Relativa: 66% (variando de 46% até 100%)
Pressão atmosférica: 1015,0 hPa
Vento calmo de sul
Alta pressão instalada no sul do Brasil
Na imagem pode ser visualizada a condição de pressão atmosférica no sul do Brasil, após passagem de uma baixa pressão (ciclone) chegou uma alta pressão, o famoso anticiclone. A característica dessa massa de ar é de ar mais frio e seco, a alta pressão impede a formação de nuvens de chuva. A única característica é o rápido resfriamento noturno com chance de aparecimento de bancos de nevoeiros, principalmente em baixadas. A cor azul do mapa indica pouco vento, também, na região, somente no litoral um pouco mais ventoso, como de costume. Os créditos da imagem são para o app windy.
Previsão para os próximos dias em SC
Este clima de deserto seguirá no estado Catarinense, pelo menos até a próxima terça, a partir do final de semana já haverá um aquecimento maior, principalmente nas tardes pela entrada de vento nordeste novamente aqui no litoral. A massa de ar frio e seca inicia seu movimento de saída para o mar e haverá uma umidade maior chegando aqui no estado. Enquanto isso podemos nos preparar para imagens bonitas da serra com geadas e temperaturas perto de 0 °C por causa do ar muito seco e sem vento. Seguimos no acompanhamento do tempo, me acompanhem também em @tempocommichael no instagram ou youtube. Até mais!
Deixe um comentário