Muito obrigado pelas interações com relação ao último artigo postado neste site que estreou na semana passada. Abordarei a meteorologia e suas curiosidades e sempre a previsão do tempo para os próximo dias.
As imagens do App Windy mostram a simulação da formação de mais um ciclone no Atlântico sul, de fraca intensidade, logo irá embora para o alto mar não trazendo grandes consequências com relação a ventos. A pressão em seu centro estará em torno de 1007 hPa sendo, para comparação, o normal ao nível do mar, 1013 hPa.
Como se formam os ciclones?
Estes ciclones são bem comuns na nossa costa do Atlântico aqui no sul do Brasil. Em primeiro lugar, um ciclone é uma região de baixa pressão (abaixo de 1013 hPa) em que os ventos giram em sentido horário em torno de um centro (aqui no hemisfério sul) no hemisfério norte os ciclones giram em sentido anti-horário. Estes ciclones que se formam na costa estão relacionados ao encontro de uma massa de ar quente do norte e outra massa de ar muito frio do sul do continente, esse encontro gera essa região de turbulência, causando a diminuição da pressão atmosférica e por conseguinte ventos mais fortes. O mecanismo é diferente da formação de ciclones mais fortes que são chamados de tempestades tropicais ou ainda, em um caso extremo, os furacões que se formam mais frequentemente no hemisfério norte. Os furacões se formam devido as águas quentes dos oceanos, temperaturas de águas em 35 °C ou mais são a força motriz para a geração de sistemas gigantes de baixa pressão com ventos de mais de 100 km/h. O furacão catarina foi o único registrado aqui no Brasil e faz 20 anos de sua chegada ao sul catarinense.
ciclone extratropical
Quando o ciclone se forma fora dos trópicos ele tem esta denominação e algumas vezes os sistema passa para a região subtropical, mudando de nome. Sistemas tropicais são mais intensos.
Registro de estação meteorológica em Criciúma
atualização as 22h24min dia 01/04/2024 (SATC)
temperatura: 24,1 °C (máxima de 30,7 °C e mínima 19,8 °C)
umidade relativa: 96,4%
Pressão: 1009,4 hPa
vento: 3,5 km/h de Oeste-sudoeste
Vídeo do canal do youtube com a previsão da semana
se inscrevam no canal @tempocommichael no youtube
Deixe um comentário