Deixo meu pix para quem quiser ajudar neste projeto, qualquer valor!
Chave pix: 56.261.286/0001-13
Prezados, muito obrigado pela audiência dos artigos aqui do site, os números estão incrementando e na medida do possível vou informando-os por aqui, sempre que houver algo novo que seja importante ser compartilhado. Seguimos com muito calor no sul do Brasil, principalmente o RS e SC com temperaturas sempre perto de 39 ou 40 °C, sendo em muitos momentos as maiores máximas de todo Brasil. Estamos hoje na segunda de carnaval e ainda não teremos alivio nas temperaturas, pelo menos até o próximo domingo. Neste artigo inicio com os dados obtidos na estação da UNESC-EPAGRI, localizada no Bairro Sangão em Criciúma, dados de máxima e mínima desde o início do calor mais forte, no dia 24 de Fevereiro.
Primeiramente deixo os dados das 21h na estação meteorológica da SATC, aqui em Criciúma.
Temperatura: 27,6 °C (mínima: 21,9 °C e máxima: 37,3 °C)
Umidade relativa: 89,1 %
pressão atmosférica: 1014,6 hPa
Vento leste-nordeste fraco
sem chuva
Estes 37,3 °C de máxima geraram uma sensação térmica de praticamente 50 °C na cidade de Criciúma. Dias escaldantes em nosso sul do Brasil, quem está nas praias está aproveitando muito neste Carnaval, apesar das águas aqui no sul Catarinense estarem frias. Tivemos temperaturas ao redor de 18 °C no mar em Imbituba.
Máximas e Mínimas em Criciúma nesta onda de calor.
Os dados da UNESC-Epagri desde o dia 24 de fevereiro de 2025 até o dia 03 de março de 2025. Seguem abaixo os dados:

Para uma melhor visualização segue o gráfico das respectivas temperaturas:

Já são 8 dias de temperaturas elevadas nas tardes, sensações térmicas de abafamento e muito desconforto térmico. A tendência é de aumento das temperaturas nesta reta final da onda de calor, vou colocar aqui os mapas de alguns dias até sábado.
Primeiramente o panorama de satélite e radar para o sul e sudeste do Brasil, dia 03 de março as 21h20min.

Por enquanto as nuvens de chuva se concentram na parte sul do RS, em todo resto do RS, SC, PR e sudeste temos uma grande massa de ar quente com alta pressão que mantem o tempo sem chuva e sem nuvens. Temperaturas elevadas e o carnaval muito bom nas praias.
Muito calor do dia 04 de março em diante em todo RS e SC.
Da terça feira de Carnaval até o próximo sábado teremos ainda temperaturas muito elevadas no RS e SC. Aqui no sul Catarinense as temperaturas chegam próximas de 40 °C nas cidades ao redor de Criciúma. Para quem estiver nas praias o tempo será de cinema. Céu de Brigadeiro e mar de Almirante.
Deixo a simulação para o próximo sábado, que será o dia de mudança com o prenúncio de chegada de uma frente fria.

O sábado estaremos sob o aquecimento pré-frontal que antecede a chegada de uma frente fria. O litoral sul catarinense com temperaturas perto de 40 °C no sábado, no RS, lá pelo sudoeste, as temperaturas iniciam uma mudança significativa, já chegando somente a 30 °C após vários dias acima de 35 °C.
Finalmente frente fria!
Entre sábado, domingo e segunda feira o tempo muda em todo sul do Brasil, primeiramente pelo estado do RS e depois aos poucos nos outros estados, com chuva e redução significativa das máximas. Esta frente fria conseguirá “furar” o ar seco, quente e de alta pressão presente aqui no sul do Brasil.
Segue a simulação para o domingo no sul do Brasil

Frente fria chega no final de domingo, mudando toda a situação de temperaturas máximas, vento sul e temperaturas mais amenas, finalmente para o sul do Brasil.
Vou continuar acompanhando e aqui postarei as próximas temperaturas máxima registradas, aqui na cidade de Criciúma e também em outras cidades do sul do Brasil. Sigo também nas redes sociais como @tempocommichael , me sigam no instagram e podem inscrever-se no youtube também.
Deixe um comentário