Prezados, que loucura esta semana aqui no sul do Brasil com este calorão. Aqui em Criciúma, ontem, terça feira a máxima registrada foi de 40,6 °C na tarde escaldante do sul catarinense. A sensação térmica chegou perto de 50 °C em muitas cidades e em algumas até sensações maiores. Este calor todo veio direto do noroeste da Argentina para cá, passando pelo RS. Estas ondas de calor são comuns no sul do Brasil e fevereiro tem histórico de calor mais forte.
Hoje, na quarta feira, chegou uma frente fria amenizando as temperaturas e causando alívio nas pessoas.
A análise de satélite mostra o quadro da tarde de quarta feira

Frente fria nos estados do sul já provoca chuvas e redução das temperaturas, conforme imagem de satélite da tarde de quarta feira.
As condições atuais em estação meteorológica mostram os dados de Criciúma as 18h de quarta feira.
Temperatura: 24,4 °C (mínima: 23,4 °C e máxima: 32,9 °C)
umidade relativa: 96,4%
Pressão atmosféricas: 1011,6hPa
vento sul fraco
chuva das 24h: 4 mm
Ainda chegamos a uma temperatura elevada, com sensação de abafamento até a chegada da chuva na tarde. A quantidade de chuva ainda não foi muito intensa até neste momento.
Dados de máximas desta terça feira
Deixo alguns dados desta terça feira, como registro histórico, das máximas ocorridas ontem.
Meleiro (SC): 41,1 °C
Criciúma (SC): 40,6 °C
Porto Alegre (RS): 39,8 °C
A sensação térmica chegou perto dos 50 °C devido a umidade relativa segundo equações para o cálculo deste parâmetro.
Sensação térmica – Explicação
Nestes últimos dias o termo sensação térmica apareceu bastante na imprensa, tivemos cidades com sensações térmicas de 55 °C e como isso é possível? Bem, primeiramente a medida da temperatura que é realizada pelas estações oficiais mede a temperatura do ar circulante, sem considerar a radiação solar. Em muitos termômetros de rua as temperaturas sempre registram 3 a 5 °C a mais do que os dados oficiais devido a chegada de raios solares que esquentam o sensor, além da temperatura do ar.
A sensação térmica está relacionada a maior ou menor umidade presente no ar. Nosso corpo precisa realizar troca térmica, em temperaturas elevadas nosso corpo precisa expulsar calor e isto é realizado através do suor, a água do suor chega na pele e evapora produzindo um alivio momentâneo. Quando o ar está seco este processo acontece de forma mais intensa e o corpo consegue resfriar de forma mais adequada. Quando temos mais umidade o ar circulante não consegue receber a umidade do suor, causando um mal estar de abafamento, o suor fica na pele e temos uma sensação de calor maior do que realmente está marcando no termômetro oficial.
A sensação térmica pode ser calculada como índice de calor para temperaturas elevadas por meio de fórmulas disponibilizadas na literatura, temos acesso fácil na internet e um dos mais utilizados é o aplicativo do NOAA (Administração Nacional de Oceanos e atmosfera) dos EUA.
Vamos pegar como exemplo a temperatura oficial de Criciúma às 14h desta terça feira 11 de fevereiro
Temperatura: 40,3 °C
Umidade relativa: 35%
Sensação térmica: 47 °C
Para termos a ideia de como a sensação térmica muda com a umidade, vamos considerar que a umidade relativa estivesse em 55%, teríamos uma sensação térmica absurda de quase 60 °C.
Quanto maior a umidade relativa, maior a dificuldade de transpiração pela nossa pele e maior a sensação de abafamento.
Para Criciúma o dado de máxima registrada neste dia 11 de fevereiro na estação da epagri foi de 40,6 °C com uma umidade relativa de 32% o que corresponde a uma sensação térmica de 45 °C.
Máxima temperatura em Criciúma: 40,6 °C
Máxima sensação térmica: 47 °C
Deve ser feito um esclarecimento que estes cálculos de sensação térmica valem para uma região sem vento, o vento é um parâmetro de alívio de calor também.
O que esperar para os próximos dias?
Vou deixar em texto aqui. No sul do Brasil teremos dias mais úmidos, com chuvas de quinta e no próximo final de semana e temperaturas que ficam mais amenas.
Abaixo o mapa de chuvas para os próximos dias no sul do Brasil.

Grande parte do RS sem chuva, de Porto Alegre para baixo e na serra gaúcha para cima alguma chuva, não muito, entre 40 e 50mm em 5 dias. O sul e oeste do RS sem chuva, nos próximos dias.
Deixe um comentário