Calor chegando

Após dias mais frescos, vem chegando dias muito quentes no sul do Brasil

Prezados, novamente escrevo aqui do Balneário Arroio do Silva em Santa Catarina. Tivemos na semana que passou, praticamente os primeiros dias do ano de 2025 trouxeram tempo com temperaturas mais amenas no sul catarinense, quase não houve precipitação com dias em que se aproveitou bastante as praias em todo litoral catarinense e também o do Rio Grande do Sul.

De acordo com os dados da estação da SATC em Criciúma as 15h do dia 13 de Janeiro temos:

Temperatura: 27,2 °C (mínima: 17,2 °C e por enquanto, máxima de 27,8 °C)

umidade relativa: 67%

Pressão atmosférica: 1011,5 hPa

vento de leste-nordeste com 14 km/h

sem chuva

Dados do mesmo horário para a praia de Garopaba:

Temperatura: 24,8 °C (mínima: 19,2 °C e máxima: 26,8 °C)

umidade relativa: 75 %

pressão atmosférica: 1013,1 hPa

vento de leste com 4 km/h

sem chuva

As temperaturas ficam sempre maiores no interior do litoral sul e nas praias sempre alguns graus abaixo, principalmente à beira mar.

A imagem de satélite desta tarde de segunda feira em todo sul do Brasil, abaixo:

A imagem mostra pouca nebulosidade em todo sul do Brasil, a parte do sul do RS está muito seca faz alguns meses. No litoral sul de Santa Catarina o tempo segue aberto nas praias. As nuvens concentram-se nas regiões próximas ao costão das serras.

Temperaturas da água no litoral Catarinense, segundo Epagri-Ciram

Imbituba: 24,1 °C

Sul da Iha de Santa Catarina: 25,9 °C

Balneário Camboriú: 25,2 °C

Itapoá: 26,2 °C

As temperaturas estão constantes nestes últimos dias sempre os mesmos valores nestas estações de coleta de dados de temperatura do mar.

Temperaturas sobem nos próximos dias.

O resumo das condições para os próximos dias indicam dias ensolarados pelas manhãs e com chance de chuvas de verão pelas tardes. Nesta terça feira a temperatura sobem e em Criciúma e passa dos 30 °C e a cada dia da semana a temperatura sobe mais, chegando entre terça e sexta feira em 35 °C nas cidades do interior do sul catarinense.

O quadro para os próximos dias no RS continuam preocupantes, principalmente na parte sul do estado, com ar bastante seco e quente, as temperaturas chegam próximas a 40 °C, uma bolha de calor instalar-se-á em todo eixo do Uruguay, Argentina, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Vou deixar como exemplo a simulação para a quarta feira, às 15h

A simulação de temperaturas para a próxima quarta feira mostra dados curiosos, conseguimos perceber na parte a esquerda da imagem no interior da Argentina, um baixa pressão com temperaturas de até 46°C. Na parte mais a direita da imagem um sistema de alta pressão mantém ar mais fresco em cima do oceano Atlântico, nosso litoral sul de Santa Catarina e boa parte do litoral catarinense com temperaturas que chegam próximas a 27 °C, mais perto do mar. Em Criciúma as temperaturas passam de 32 ou até 37 °C, semana com ar abafado nos centros das cidades e agradável nas praias.

Conforme artigo anterior, estamos oficialmente em La ninha o que indica a estiagem no sul do Brasil para os próximo meses e chuvas mais intensas no sudeste e centro oeste Brasileiros.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *