alerta de ciclone

Muita instabilidade no sul do Brasil, Ciclone, vento e trovoadas, análise da atmosfera aqui

Inicio hoje com a media da pressão atmosférica, fiz aquisição de um barômetro aneróide analógico e já nesta sexta feira a pressão já está caindo significativamente, sempre que a pressão diminui deste jeito acontece uma mudança do tempo, com vento e chuvas.

A imagem a seguir mostra o barômetro

A medida da pressão é realizada com aquela seta mais escura, marcando praticamente 755 mmHg ao redor de 1007 hPa. Temos também a temperatura e a umidade relativa. Se alguém quiser adquirir um deste, pode entrar em contato comigo, meu instagram: @tempocommichael e podemos ver os preços e locais de compra, faço uma ajuda para calibrar e verificar como funciona.

Neste momento em Criciúma-SC, as 14h55min na SATC, temos:

Temperatura: 30,9 °C (mínima: 17,5 °C e máxima: 32,6 °C)

Umidade relativa: 70%

Pressão atmosférica: 1006,3 hPa

Vento de leste com 12 km/h

sem chuva

Esta temperatura em conjunto com a umidade relativa elevada, faz com que tenhamos uma sensação térmica ao redor de 40 °C em locais sem vento. A pressão baixando mostra que teremos mudança de tempo novamente em Santa Catarina, nos próximos dias.

A imagem de satélite da tarde de sábado no sul do Brasil, a seguir:

Atmosfera bastante instável em boa parte do sul do Brasil, por enquanto no interior do RS, parte sul e parte do oeste catarinense e do Paraná, o satélite de infravermelho mostra os núcleos com vapor de água, quanto mais vermelha a coloração mais chuva e trovoadas.

O mapa de raios do Rindat, mostra onde estão neste momento as trovoadas:

Boa parte do eixo sul e sudeste com trovoadas e raios neste momento, a coloração vermelha indica maior índice de raios nesta sexta feira a tarde.

Baixa pressão vira ciclone trazendo vento e chuva no sábado.

A simulação abaixo mostra o panorama para o sábado no início da tarde no sul do Brasil.

As 13h deste sábado uma baixa pressão com centro de 1004 hPa no interior do RS, sistema que trará vento e chuva e trovoadas, por momentos poderá ocorrer aquela virada típica com um vento mais forte. No litoral catarinense se intensifica o vento nordeste com rajadas ao redor de 50 km/h, teremos dias mais ventosos entre sábado e segunda feira.

Ciclone formado na costa no domingo no RS, conforme simulação:

Ciclone formado com 1000 hPa as 11h de domingo na costa sul do RS, a chuva fica restrita mais em cima do mar e em parte do oeste catarinense e parte do litoral norte de SC.

Simulação dos ventos na formação do ciclone, rajadas:

As 8h da manhã de domingo o ciclone estará em frente, na costa, da cidade de Pelotas – RS. As rajadas de vento mais fortes entrarão pelo Uruguay no sul do RS, ali os ventos podem chegar a 90 km/h. Na nossa região do sul catarinense a serra protege e o vento não aumenta muito.

Vídeo com as explicações detalhadas


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *