Vamos a mais um artigo para atualizar as informações do tempo aqui no sul Catarinense, sempre dando uma pincelada em todo Brasil. Tivemos nos últimos dias tempo mais abafado, pouca chuva e muita umidade, sensação térmica maior do que registrava o termômetro. Esta condição é comum nesta época do ano em Santa Catarina, estado entre as massas de ar frio do sul e o ar quente mais ao norte. Ao que tudo indica, na próxima semana uma frente fria com intensidade mais forte chegará a Santa Catarina, linhas de instabilidade com temporais poderão ser registrados.
Iniciamos com as condições atuais do tempo na cidade de Criciúma- SC as 18h50min, na estação da SATC.
Temperatura: 22,8 °C (mínima: 21,2 °C e máxima: 23,7 °C)
umidade relativa: 96%
pressão atmosférica: 1009,8 hPa
Ventos fracos de leste
chuva de hoje: 0,5 mm
A temperatura máxima destoou das últimas, mas mesmo assim ainda estivemos com o ar abafado, devido a alta umidade relativa. Ventos vindos do mar mantém condição de umidade mais elevada, pelo menos neste sábado.
Inicio com as imagens de satélite do entardecer de sexta, abaixo:
A imagem de satélite combinada com o radar mostra que o mau tempo está mais na região sudeste e centro oeste neste momento, imagem das 18h30min da tarde de sexta feira. Nos estados do sul do Brasil temos nebulosidade no litoral e chuva na região de Curitiba no Paraná.
A simulação para o sábado a tarde em todo sul do Brasil, imagem abaixo:
A simulação para chuvas indica nas cores em azul possibilidade de chuvas esparsas, em todo litoral dos estados do sul e também no litoral paulista neste sábado. Ventos do mar continuam trazendo umidade para a região sul catarinense neste sábado.
Vamos ter o jogo do campeonato Brasileiro entre o Criciúma esporte Clube x o Corinthians, neste sábado as 19h30min. A previsão é de chuvas esparsas e temperatura amena na hora do jogo, ao redor de 20 °C.
Domingo com mudança de tempo e células de trovoadas no RS – tempo inspira cuidados.
O domingo inicia com tempo bom em Santa Catarina, será um dia de calor no sul Catarinense. Para o RS, principalmente na parte sudoeste começam a aparecer núcleos de trovoadas e ar muito instável já pela manhã.
Deixo a imagem aqui da atmosfera na tarde de domingo no sul do Brasil:
A imagem mostra os núcleos de instabilidade, a parte em vermelho indica mau tempo, trovoadas, vento e chuva. Enquanto o RS estará com muita instabilidade, aqui no nosso sul catarinense o tempo será bom com temperatura elevada em todo domingo. O domingo será um divisor de águas para o tempo em Santa Catarina, a formação de um ciclone extra-tropical na costa do Atlântico traz a instabilidade para o nosso sul Catarinense na madrugada entre domingo e segunda feira.
Ciclone extra tropical muda o tempo no sul do Brasil
Estas áreas de instabilidade estão associadas a a uma baixa pressão atmosférica que primeiramente interfere no tempo no RS, na segunda feira de madrugada a baixa pressão chega no mar transformando-se em um ciclone. Estes ciclones em um primeiro momento impulsionam uma frente fria que trará tempo mais chuvoso e bem instável, com chance de ventos um pouco mais fortes. Deixo a simulação para vermos onde andará o ciclone:
Na madrugada de segunda, as 2h o ciclone já estará na costa, um pouco longe já. A pressão no centro será de 984 hPa o que pode gerar ventos mais fortes em todo litoral do sul do Brasil, mais intensos no RS e SC.
A simulação de rajadas de vento para as 2h da madrugada de segunda feira, abaixo:
O mapa de ventos da madrugada, entre domingo e segunda feira registra as rajadas de vento que serão um pouco mais fortes em todo litoral do RS e SC. Existe uma faixa entre a serra Gaúcha e a serra catarinense com ventos mais intensos. Quem estiver dormindo não conseguirá ver esses ventos, pois na manhã de segunda o ciclone já estará em alto mar ocasionando a redução dos ventos.
Estes ciclones sempre impulsionam ar mais frio e seco do sul do continente, madrugadas agradáveis a partir da próxima terça feira no RS e SC.
Deixe um comentário