Atmosfera pelo sul do Brasil nos próximos dias! Vem um pouco de calor?

Prezados, continuamos na observação do tempo aqui no Brasil, de olho em eventos que acontecem também fora do Brasil. O detalhe de agora é relativo aos ventos que surgem do mar, com umidade. As cidades do litoral Catarinense, até ao litoral de SP tem eventos de chuva um pouco mais significativos. Vamos ver o que acontece nos próximos dias aqui no sul do Brasil. Primeiramente vou deixar as condições da SATC aqui em Criciúma-SC, as 18h20min do dia 10 de outubro.

Temperatura: 20,7 °C (Mínima: 18,1 °C e máxima: 22,4 °C)

Umidade relativa: 86,5%

Pressão atmosférica: 1014,2 hPa

Sem vento e choveu 2,0 mm nas últimas 24h

Os dados mostram temperaturas amenas, pouco variação de temperatura entre manhã e tarde devido a cobertura de nuvens, esta temperatura para esta época do ano pode ser considerada baixa para a tarde.

Umidade relativa alta também indica a passagem de linhas de instabilidade que trouxeram muita umidade para SC.

Vou deixar, em seguida, os dados de qualidade do ar para Criciúma, segundo dados da UNESC/FAPESC.

Qualidade do ar boa no centro de Criciúma, estamos faz uns bons dias com qualidade boa do ar em SC, não tivemos mais as correntes de jato que trouxeram as fumaças da Amazônia para nossa região sul Catarinense.

Previsão para os próximos dias no sul do Brasil

Primeiramente vamos iniciar pelo domingo, será bem diferente do sábado, o sol aparece e esquenta novamente, sem chance de chuva no sul catarinense.

Modelos de nuvens na figura a seguir:

Os dados do windy.com simulam as nuvens para o meio dia de domingo, percebe-se claramente que a parte mais ao sul ficará com tempo bom e sem nuvens neste domingo, Praticamente de Florianópolis para o sul tempo bom. Boa parte do Paraná nublado e São e Rio de Janeiro com chuvas mais fortes neste domingo. Aqui em Criciúma teremos até 27 °C a tarde.

A segunda feira tem uma escalada nas temperaturas aqui no sul catarinense, praticamente 30 °C já na parte da manhã. Muitas nuvens no litoral catarinense e quanto mais ao norte mais nublado, Paraná e SP com muitas nuvens e chuva até em seu litoral. Haverá a presença de um anti-ciclone, centro de alta pressão localizado no Atlântico que delimita os ventos vindos do mar, principalmente no litoral do sudeste, onde este sistema tráz chuvas.

Aqui no litoral sul catarinense os ventos chegam de nordeste, diminuindo um pouco a chance de aparecimento de nuvens por aqui.

Quarta feira chegarão linhas de instabilidade, trovoadas e em alguns locais do sul do Brasil, tempestades.

A simulação indica até a chegada de uma nova baixa pressão que sempre está associada a mau tempo, vento e chuva.

Na quinta feira perto do meio dia já conseguimos ver na parte sul do RS, um pouco abaixo de Pelotas, a baixa pressão de 992 hPa que formará um ciclone quando chegar na costa, possivelmente haverá vento e chuva, instabilidade tanto na quarta quanto na quinta feira.

Tanto na quinta quanto na sexta feira, teremos um vento um pouco mais forte aqui na região. Estão previstas rajadas de 80 km/h principamente nas praias como Laguna e também, como acontece sempre, o ciclone puxa ar para o meio do oceano, vamos ter ventania na serra também.

Nesta manhã de sábado postei um vídeo no meu canal do youtube e solicito que assistam e também curtam e me seguim lá.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *