Prezados, tivemos a passagem pela Florida nos EUA de um dos maiores Furacões que se intensificou pela passagem pelo golfo do México, com águas quentes. Vou fazer um resumo aqui e vamos ver onde ele está nesta noite de sexta feira. Agradeço a todos pela audiência do site, está muito legal a interação, inclusive nas redes sociais, sigo firme no @tempocommichael no instagram.
Primeiramente vou deixar aqui o registro de todas as fases do furacão Milton, desde seu nascimento até hoje na sexta feira de noite.
O quadro a seguir mostra a formação e o desenvolvimento do furacão Milton
O primeiro estágio inicia como uma depressão tropical, uma região em cima do mar com baixa pressão, no dia 05 de outubro há o registro as 10h da manhã de uma pressão no centro de 1007 hPa com 35 mph de velocidade de vento (56 km/h). A sequência é sempre a mesma, inicia como uma depressão tropical e vai evoluindo. As 12h25min do mesmo dia, a classificação sobe para tempestade tropical, com 1006 hPa de pressão no centro e com ventos de 40 mph ( 64 km/h). No dia 06 de Outubro as 13h a classificação mudou para furacão classe 1 com 988 hPa de pressão no centro e 81 mph ( 129 km/h). Neste momento em diante houve um aumento gradativo de classificação chegando a valores próximos aos maiores furacões.
Na sequência mais dados do furacão Milton
Na tabela estão colocadas as condições do furacão Milton e sua evolução, vou indicar o dia 07 de outubro em que o furacão estava com classe 5, com pressão o olho de 897 hPa com ventos sustentados de 178 mph (286 km/h), para registrar o horário, foi as 19h.
E neste momento, o que este furacão é? deixo na tabela abaixo as informações.
no dia 10 de outubro as 17h o sistema já era classificado somente como um ciclone que está fora dos trópicos, com pressão de 983 hPa e ventos de 69 mph (111 km/h). Já não mostra mais perigo para lugar nenhum. Incrível a evolução da natureza destes sistemas, inicia bem pequeno, toma força e depois volta a ser pequento novamente.
o windy.com mostra onde está o “furacão” Milton
Ali na imagem, onde vemos uma letra “L” com 1002 hPa de pressão é o centro do Milton, agora ele já não é mais furacão e somente um ciclone. Após a destruição de municípios da Florida, ele chega, no meio do oceano Atlântico, sem perigo algum para outras localidades.
Este furacão foi muito intenso e com uma grande repercussão nos EUA e aqui no Brasil também, muitas pessoas aqui do Sul catarinense moram na Florida e estavam apreensivos com tudo que estava acontecendo. Passou, agora somente fazer o rescaldo e tentar iniciar novamente a vida.
Previsão para o sul do Brasil neste final de semana.
Nesta sexta feira uma frente fria se organizou no sul do Brasil, após uma sexta feira quente no sul catarinense, a chuva chegou baixando as temperaturas.
A simulação do windy.com para este sábado no sul do Brasil, abaixo:
O modelo de nuvens mostra na parte do sul catarinense com tempo bom neste sábado, amanhece com temperaturas amenas e a tarde 24 °C com vento sul o dia todo.
A imagem mostra o norte do estado com muita nebulosidade e temperaturas amenas. O paraná estará com muita umidade e talvez chuva em boa parte do estado. No RS a parte leste com sol e a parte oeste com nuvens. Bem fresco este sábado pelo sul do Brasil.
O domingo já melhora em boa parte do sul do Brasil, somente mais nebulosidade no litoral do Paraná, incluindo curitiba. Em São Paulo, capital, muitas nuvens. As temperaturas continuam amenas a tarde. O amanhecer do domingo será mais frio em todo sul do Brasil.
Participação na Rádio Cidade em dia, 89,1 MHz
Deixo o youtube da minha participação nesta sexta feira a tarde na Radio Cidade e dia, 89,1 MHz sobre furacões.
A minha participação está no minuto 45 do vídeo.
Deixe um comentário