satélite

Frente fria traz instabilidade, vento, chuva típica da primavera. Calor na próxima semana

Estamos quase chegando na primavera, mas segundo os meteorologistas desde o dia primeiro de setembro estamos já na primavera climática. Continuamos com o nosso clima subtropical aqui do sul catarinense. Nesta madrugada de sexta feira, muita instabilidade chega ao nosso estado, sexta feira com chuva e redução das temperaturas.

Condições atuais da estação meteorológica SATC, em Criciúma, às 22h30min, de quinta feira, dia 19/09

Temperatura: 22,1 °C (máxima: 28,7 °C e mínima: 12,2 °C)

umidade relativa: 79,4 %

pressão atmosférica: 1009,7 hPa

vento de nordeste com 8,6 km/h

sem chuva

Tivemos hoje um dia quente a tarde, a temperatura subiu até quase 29 °C por causa do aquecimento pré frontal devido a chegada de uma frente fria. Pressão baixou também pelo mesmo motivo, por isso vamos ter possibilidade de ventos mais fortes nesta madrugada.

Segue imagem simultânea do radar e do satélite do sul do Brasil da noite de quinta feira:

As chuvas mais fortes e instabilidades, por enquanto, estão localizadas mais ao sul do RS. O sul catarinense já podemos verificar a chegada de nuvens, mas ainda não chuva. No radar quanto mais amarelo mais chuva e tempo instável.

Imagem de rajadas de vento na noite de quinta feira na simulação:

A esquerda mais ao sul do continente temos uma baixa pressão que “suga ” muito ar, se olharmos mais a direita no oceano Atlântico, vemos um anti-ciclone, região de alta pressão que também gera ventos intensos. Por isso neste momento estes dois sistemas são responsáveis por estes ventos de maior intensidade, principalmente no litoral do RS e SC.

Dados de ventos máximos da Epagri ciram, nas últimas 24h em SC e no RS, abaixo:

Os ventos no dia de hoje vieram de Norte a nordeste com rajadas um pouco mais fortes, tivemos o destaque para o litoral de Laguna em SC com rajada máxima de 92 km/h, na serra Gaúcha tivemos 67 km/h perto de Caxias do Sul.

A seguir o mapa de raios visto do satélite:

Por enquanto as trovoadas estão no sul do RS, esta imagem é das 22h da noite de quinta feira, A coloração vermelha indica muita instabilidade e com chance de granizo e vento forte.

Mais uma imagem de satélite mostrando o mapa de poeira e fumaça:

Percebemos no noroeste do RS e Oeste e meio oeste Catarinense, ainda um resquício de poeira e material particulado devido as queimadas da Amazônia. Nosso sul Catarinense está isento, por enquanto, e boa parte do RS também.

Previsão para sexta feira e final de semana em Santa Catarina.

A passagem desta frente fria será rápida gerando muita instabilidade na cidade de Criciúma e arredores. O mapa da simulação abaixo mostra as condições para esta sexta feira.

O amanhecer desta sexta feira já será chuvoso, chuva esta que perdura até próximo as 15h da tarde. Após este horário as nuvens serão levadas para o norte do estado e ao Paraná. A tendência é o tempo ir ficando sem chuva na noite de sexta feira.

Sábado no sul Catarinense: Amanhece com uma temperatura amena, não muito frio, o sábado ainda tem alguma umidade mas a tendência é tempo nublado sem chuva. O anoitecer de sábado será de tempo sem chuva em boa parte de SC.

Domingo no sul Catarinense: Tempo bom e calor com chance de chuva no final da tarde devido ao calor.

Próxima semana: Muito calor a partir de segunda em SC, vento nordeste e calor, com temperaturas acima de 30 °C sendo que na quarta feira poderemos atingir os 35°C em Criciúma.

Possibilidade da fumaça vinda da Amazônia chegar novamente aqui em SC e no RS no início da próxima semana.

Seguimos acompanhando o tempo

Participação no podcast MuZoo da UNESC

Na quarta feira participei do podcast do museu de zoologia da UNESC, com a Professora Morgana Cirimbeli Gaidzinski, um bate papo muito legal sobre meteorologia e clima. Deixo o vídeo para vocês assistirem:


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *