imagem da poluição

Pelo menos por enquanto, qualidade do ar melhora no sul do Brasil. Previsão de chuva mais forte para parte do litoral de SC e PR.

Passamos pela última semana, no sul do Brasil, por um momento de muita poluição atmosférica. Aqui na cidade de Criciúma em SC, o monitoramento da UNESC-FAPESC mediu uma qualidade do ar, em seu índice AQI em valores tão altos quanto 170. Valor digno dos locais mais poluídos do mundo. No sábado, uma frente chegou ao litoral sul catarinense e iniciou o processo de limpeza do ar, o vento sul empurrou o ar poluído para os estados mais ao norte.

A seguir a imagem do domingo a noite do satélite.

A imagem mostra nitidamente o RS, Uruguay e Argentina com céu limpo. A partir de SC podemos ver as nuvens relacionadas a chuva e umidade ainda. Este processo de chegada de ar mais frio do sul, de alta pressão e com vento sul foi o responsável por melhorar a qualidade do ar por aqui no nosso sul.

A seguir o índice de qualidade do ar na cidade de Criciúma, domingo, dia 15/09 às 19h20min.

O gráfico mostra a melhora da qualidade do ar neste domingo, qualidade boa, por enquanto.

Alerta de chuvas intensas vindas do mar para o litoral norte catarinense e no Paraná.

Estamos já na metade de setembro, quase chegando no equinócio da primavera. Esta nova estação sempre traz chuvas um pouco mais intensas para o litoral catarinense, em geral, ventos vindos do mar geram muitas nuvens carregadas quando o ar úmido encontra as montanhas do litoral catarinense. Neste momento as chuvas mais intensas acontecem mais ao norte, em boa parte do Paraná, chegando até no litoral de SP. Deixo a imagem a seguir com a previsão dos acumulados de chuva para o sul e sudeste do Brasil.

As cores de amarelo e vermelho mais intensas mostram o maior acúmulo de chuvas a partir de hoje, domingo até a próxima quinta feira, uma boa parte do sul e sudeste brasileiro terão acumulados de chuva ao redor de 100 mm ou mais em algumas cidades.

Percebe-se que aqui em Criciúma, o acumulado de chuva não é significativo entre domingo e quinta feira desta semana.

um centro de alta pressão no mar é o responsável por enviar os ventos úmidos do mar para o litoral catarinense, gerando bastante chuva, conforme a imagem do windy.com do domingo de noite.

Na imagem, ao redor do “H” que é o centro de alta pressão no oceano Atlântico, com 1029hPa. Como é um centro de alta pressão os ventos giram ao redor no sentido anti-horário e esses ventos chegam na nossa costa nos próximos dias. As vezes esse processo gera ventos que chegam de sudeste ou leste aqui no sul catarinense, gerando chuvas por aqui. Neste momento os ventos chegam de leste mais ao norte do estado, por isso, mais chuvas por lá.

Condições atuais na cidade de Criciúma, SATC.

Dados disponibilizados às 19h50min na cidade de Criciúma, dia 19 de setembro.

A mínima registrada em Criciúma foi 11,2 °C e a máxima foi 18,1 °C


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *