Final de semana agitado no quadro meteorológico do sul do Brasil, a neve prevista aqui por este site chegou no sábado na serra catarinense e houve registro do fenômeno em várias cidades da serra Catarinense. A entrada de ar frio, polar de alta pressão, com trajetória continental, associado a um ciclone na costa (gerando umidade) foram a condições para a neve acontecer. As temperaturas já no sábado começaram a reduzir para patamares ao redor de 6 a 8 °C na noite, com um amanhecer gelado no domingo. Vamos ver os dados de agora a noite dia 26 de Agosto na cidade de Criciúma-SC, 22h37min.
Temperatura: 8,8 °C (mínima: 4,0 °C e máxima: 19,2 °C)
umidade relativa: 96,6%
Pressão atmosférica: 1026,6 hPa
Sem chuva
sem vento
A previsão para segunda pela manhã era entre 2 e 4 °C e o dados confere com a previsão, como ocorreu uma cobertura de nuvens entre a serra e o sul catarinense as temperaturas não reduziram mais.
Dados da Epagri-Ciram relatados abaixo mostram as temperaturas para as 22h da segunda feira.
O dado oficial para Criciúma é 7,2 °C, bastante frio para esta hora da noite. Podemos verificar as temperaturas para a serra e sul catarinenses, na serra temperaturas negativas a essa hora já, indicando geada generalizada nesta terça feira.
Dados de mínimas ocorridas nesta segunda feira pela manhã registradas abaixo:
Em Criciúma a mínima oficial desta segunda feira foi 3,1 °C na estação da epagri-unesc, localizada no Bairro Sangão. Amanhecer gelado.
Previsão para o restante da semana e final de semana, sul do Brasil.
O amanhecer desta segunda feira será gelado, talvez registrando as menores mínimas desta onda de frio. Ar muito seco de alta pressão cria um cenário de redução significativa das temperaturas, principalmente nos amanheceres.
A figura abaixo mostra as temperaturas pelo Brasil nesta terça pela manhã.
Criciúma novamente ao redor de 2 °C nesta terça feira, chama a atenção a temperatura prevista para a cidade de São Paulo, talvez atinja a temperatura de 0 °C no próximo amanhecer. A redução das temperaturas acontece em boa parte do sul e sudeste Brasileiro nesta terça pela manhã.
Terça feira: Amanhecer gelado e ameno na tarde, nublado
Quarta feira: parecido com terça feira, temperatura sobre um pouco a tarde, até 20 °C, eixo entre Florianópolis e São Paulo com nebulosidade.
Quinta feira: Já entra um vento de nordeste e as temperaturas começam uma gradativa evolução, dia após dia. Chance de nevoeiros pelas manhãs no sul catarinense.
Novamente Frente quente no RS, na sexta temperaturas se elevam!
O quadro do tempo mudará novamente na sexta feira, após uma temperatura máxima de 21 °C da quinta feira em Criciúma, na sexta feira ar quente vindo do norte aumentará as temperaturas para além de 27 °C a tarde. Um quadro de frente quente se instala no sul do RS com as nuvens de chuva sendo empurradas para o Uruguay, ocorrendo grande aquecimento. A imagem registra a formação desta frente quente, na sexta:
O formato em “U” das nuvens é característico de uma frente quente, nota-se que as cidades mais ao norte tem temperaturas maiores na sexta feira, enquanto Buenos Aires com 10 °C na mesa hora. Neste momento o nome do sistema é frente quente pois o ar de nordeste empurra a chuva para baixo mais ao sul, esquentando onde este sistema passa. A partir de sábado o ar frio do sul consegue empurrar novamente o sistema para cima, gerando novamente uma frente fria que chegará à SC já no domingo.
Sábado de calor, conforme registra a previsão da figura abaixo:
Aquecimento pré-frontal, antes da chegada da frente fria, aumenta as temperaturas até 32 °C neste sábado, com tempo bom. A imagem já mostra a frente fria subindo e um centro de baixa pressão na bacia do prata. Gerará ventos naquela região.
Muito quente ainda em SP e no RJ.
No domingo um ciclone extratropical localizado na costa, impulsiona a frente fria para SC e será um pouco chuvoso a partir da manhã de domingo em Criciúma.
Gostaria de agradecer pela grande leitura do site nestes últimos dias, muito obrigado a todos pela leitura dos artigos, conto com vocês sempre por aqui.
Deixe um comentário