Prezados, muito assunto a ser abordado aqui no Brasil. Temos estas questões das queimadas que estão acontecendo em vários estados do Brasil, uma massa de ar seco e com temperaturas acima de 36 °C por vários dias proporciona as condições para fogo. De outra parte, uma frente fria já passou pelo RS e está passando por SC nesta sexta feira, as temperaturas reduziram com chuva na região. A chuva ameniza um pouco a situação em SP entre sábado e domingo. Vamos dar uma olhada no modelo que mostra o perigo de fogo no Brasil.
A cor roxa mostra o maior perigo de fogo no estados mais no interior do Brasil, A frente fria em atividade em SP já neste sábado, reduz a intensidade deste fenômeno. Estamos passando por um evento extremo de queimadas que podem ser extremamente perigosas para a saúde humana.
O mapa de monóxido de carbono mostra onde estão as maiores incidências das queimadas.
Quanto mais escuro na imagem maior a concentração de CO, gás gerado na combustão incompleta de combustíveis, neste caso, o mato seco nestes lugares. A população deveria ser avisada disso para se proteger, ficando mais dentro de casa pois o ar seco ainda piora a situação das vias aéreas das pessoas. Estamos ainda no início desses eventos, em setembro e outubro a situação piora, precisamos ficar de olho nesta situação.
Vamos olhar a previsão de neve em SC e no RS.
Continuamos no foco com a possível neve que será registrada nas serras Gaúcha e Catarinense, os modelos estão indicando uma neve mais generalizada, pegando inclusive, a região das Hortênsias até Urubici. Sempre quando temos uma massa de ar muito quente sendo empurrada por uma massa de ar gelado, a intensidade da neve é maior. E é o caso atual, durante este sábado, ar muito gelado vai entrar pelo sul e com a umidade remanescente, neve!
Vamos ver o mapa da neve, a seguir:
Olha a área provável para cair neve, desde a cidade de Cambará do Sul do RS, talvez até Gramado e Canela, Caxias do Sul, até nossa serra catarinense de maneira mais generalizada. Os modelos vem colocando esta possibilidade faz uns dias já. É bem provável que aconteça, entre este sábado e domingo. No mapa a cor azul é relativa a possibilidade de neve.
Tanto o domingo, quanto a segunda feira teremos madrugadas geladas com geadas na serra e também no interior da região sul catarinense. Em Criciúma teremos 5 °C no domingo pela manhã e perto de 0 °C na segunda. A massa de ar polar, seca e de alta pressão é intensa e gera temperaturas baixas em uma boa parte do Brasil, conforme o mapa.
A cor azul indica temperaturas abaixo de 0 °C e o verde chega longe no Brasil, com temperaturas abaixo de 6 °C.
Condições em Criciúma na noite de Sexta Feira, às 20h55min
Temperatura: 12,9 °C (mínima: 12,8 °C e máxima: 19,3 °C)
Umidade relativa: 96,8 %
Pressão atmosférica: 1018,3 hPa
vento Oeste-sudoeste com 3,5 km/h
chuva 24h: 25,6 mm
Vou deixar aqui um vídeo do youtube em que eu registrei todos os dados da situação da neve, assistam e compartilhem, curtam e se inscrevam no canal!
Seria isso para este post no site, venham comigo e interajam!
Grande Abraço e até uma próxima!
Deixe um comentário