queimadas

Contraste de temperaturas no Brasil, queimadas, fumaça, calor e novamente frio no sul do Brasil.

Mais um texto para o acompanhamento do tempo no Brasil com foco no sul do Brasil. Neste último final de semana houve registro de muita fumaça na região sul catarinense, as manhãs sempre com temperaturas mais baixas e as tardes mais quentes, somente no sábado o nevoeiro impediu o aumento das temperaturas aqui em Criciúma. A próxima semana será de tempo variável, alguns dias com temperaturas elevadas em Santa Catarina, principalmente no Oeste Catarinense.

Como sempre, deixo os dados da estação meteorológica da SATC para Criciúma, às 20h25min do dia 18/08/2024.

Temperatura: 17,6 °C (mínima: 16,0 °C e máxima: 24,3 °C)

Umidade relativa: 96,8 %

pressão atmosférica: 1013,8 hPa

Vento nordeste: 2,1 km/h

sem chuva

Os dados mostram umidade relativa elevada já neste momento, aqui na cidade de Criciúma já há nevoeiro aparecendo nesta hora da noite, a temperatura também está mais baixa, mas sem comparação com aqueles dias de ar polar.

A qualidade do ar no sul do Brasil está baixa, muita fumaça presente no ar devido as queimadas do centro Oeste e Amazônia. deixo os dados abaixo para o sensor de qualidade do ar que registra os dados no Centro da cidade de Criciúma-SC.

AQI: está em 128,4 (ar insalubre para grupos sensíveis)

PM 1 : 30,6 microgramas/m3

PM 2,5 : 49,5 microgramas/m3

PM 10: 70,3 microgramas/m3

O ponto aqui é o PM 2,5 que é relativo aos materiais particulados entre 1,0 e 2,5 micrometros, a legislação americana indica o valor de 12,5 microgramas/m3 como limite para um ar bom. Estamos com muito mais do que isso, por isso o índice de qualidade do ar está registrando um ar muito ruim, com as pessoas tendo sintomas de rinite, tosse, garganta seca, rouquidão, e dores de cabeça.

Queimadas e fumaça no sul do Brasil, de onde vem?

Estamos sendo atingidos no sul do Brasil com dias em que podemos notar uma bruma de fumaça no ar, conseguimos visualizar isso durante o dia e também sentir em nossas vias respiratórias, o windy.com mostra a origem desta fumaça na Amazônia.

Esta imagem mostra a concentração de gás CO o famoso monóxido de carbono, quanto mais escura a cor maior a concentração deste gás. Pode-se perceber pela imagem, a chegada de fumaça diretamente da Amazônia para o sul do Brasil e também parte do sudeste Brasileiro.

O próximo gráfico do windy.com mostra a concentração de material combustível seco, pronto para entrar em ignição e pegar fogo.

Quanto mais escura, puxando para marrom, maior a possiblidade de fogo, continua este quadro durante esta semana em boa parte do Brasil. Percebam que aqui no sul a cor está azulada, situação normal para nossa região onde ainda temos alguma umidade que não deixa a palha e matéria orgânica pegar fogo aqui no sul do Brasil. Somos vítimas destas queimadas recordes desde Amazônia e o nosso Centro Oeste do Brasil.

Resumo da previsão para a semana no sul e sudeste Brasileiro.

Quem estiver no RS vai perceber a chegada de ar um pouco mais frio já nesta segunda feira, nebulosidade e alguma chuva. Nesta segunda segue com uma tarde um pouco mais quente no sul Catarinense, aos poucos, no final do dia vai nublando um pouco mais e na terça feira teremos, céu nublado, nevoeiros e temperatura mais baixa a tarde, não passando de 20 °C na cidade de Criciúma. Conforme indica a simulação para terça feira em todo sul e sudeste Brasileiro.

A terça feira fica nublada em parte do sul do RS e também no litoral entre o RS e SP, provavelmente nevoeiros marítimos comuns nesta época do ano.

Cidades como Chapecó e o Oeste de SC com céu limpo e temperaturas elevadas, ar seco. Em boa parte do Brasil com este quadro de ar seco.

Para quarta feira a temperatura sobe na região de Criciúma com a chegada de ar quente do norte empurrando as nuvens para o sul. A quarta e quinta feiras serão de temperaturas elevadas, passando de 30 °C em boa parte de SC.

A imagem abaixo mostra o padrão atmosférico para o final da quinta feira em todo sudeste e sul do Brasil, mudança do tempo novamente.

Novamente um ciclone na costa do Uruguay e Argentina, interfere no tempo no sul do Brasil. Este sistema impulsiona uma frente fria que avança de forma mais intensa gerando chuva entre quinta e sexta feira no sul Catarinense com resfriamento.

Próximo final de semana com frio em SC e chuva no sudeste do Brasil.

A frente fria passa pelo RS e SC e esta vai sendo impulsionada para o sudeste do Brasil. Já no final da sexta feira teremos a diminuição da nebulosidade e chegada de ar mais frio, que reduz muito as temperaturas no próximo final de semana no RS, SC e PR. Haverá alguma umidade ainda, mas o sábado pelo menos será de tempo bom no sul Catarinense. Chuva no sudeste Brasileiro e chegada do frio em SP.

A imagem da simulação demonstra esse quadro para o próximo final de semana:

Muitas nuvens entre o sul catarinense até na cidade do Rio de Janeiro nesta imagem de sábado a tarde. Sábado frio no RS e em SC e domingo igualmente frio, com mais umidade. Estamos chegando no final de Agosto e tivemos pouca chuva em SC, esta frente fria será bem vinda para os Agricultores que estão preparando as terras para a safra de verão.

Seguimos acompanhando os dados do tempo no nosso Brasil e curiosidades sobre a meteorologia


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *