Qualidade do ar sofrível em Criciúma e o frio da Próxima Semana!

Prezados, Seguimos com o quadro de inversão térmica, já descrevi este fenômeno aqui no site. Estamos há alguns dias com as temperaturas perto do solo, em baixadas, menores do que em locais mais altos da atmosfera. Em geral o ar seco não tem capacidade de segurar a radiação de calor que o planeta perde durante as noites e madrugadas, nestes dias de ar seco, quando o sol começa a se por, acontece um resfriamento muito intenso. São dias sem vento também. Como o ar resfria ele procura locais mais baixos, por isso a diferença de temperatura. Estações em morros das cidades com inversão térmica podem registrar 10 °C a mais, comparadas com estações em locais mais baixos.

O grande problema desta situação é que o ar parado e frio, com uma “tampa” de ar quente em cima não possibilita a dispersão da poluição, principalmente o material particulado, pó e poeira que vai se acumulando e intensificando o quadro de poluição do ar nas cidades. Toda a poluição gerada por indústrias, carros, construções e combustões em geral vai se acumulando.

Esse quadro de poluição gera transtornos nas pessoas que possuem sensibilidade a este tipo de situação. Pessoas com rinites, bronquites, asma e problemas respiratórios em geral são mais afetadas nestes dias.

Dados da qualidade do ar na cidade de Criciúma na noite do dia 24 de julho

Temos um sensor de índice de qualidade do ar localizado no centro de Criciúma, esta medida é possível devido ao projeto de valorização do carvão mineral da FAPESC, que possibilitou sua aquisição.

dados das 20h 50min da quarta feira:

Temperatura: 19,7 °C

Umidade Relativa: 89,9%

próximos dados em microgramas por metro cúbico de ar

PM 1: 38,7

PM 2,5: 53,4

PM 10: 71,4

Índice de qualidade do ar: 151,2

Rapidamente uma análise dos dados, o índice de qualidade do ar para termos ar bom deveria ser menor do que 50, estamos com 151 o que indica ar com qualidade sofrível, insalubre. Pessoas com quadros de vias respiratórias críticos podem intensificar seus quadros de tosses, coriza e agravamento de doenças respiratórias.

A temperatura de 19,7 °C é registrada em uma altura de 15m do chão, por isso um pouco maior comparada com a temperatura de 16,5 °C da SATC, no chão, no mesmo horário. Este é o quadro da inversão térmica na cidade de Criciúma, medido pelos sensores.

Vou deixar aqui os dados da estação meteorológica da SATC, no mesmo horário, 20h50min, na cidade de Criciúma

Temperatura: 16,3 °C (mínima: 13,3 °C e máxima: 26,2 °C)

Umidade Relativa: 97,8 %

Pressão atmosférica: 1019,6 hPa

sem vento

sem precipitação no dia de hoje

Previsão para os próximos dias em Santa Catarina

Continua a previsão de tempo mais quente nesta quinta feira, sem chuva. Na sexta muda o vento e esfria, a máxima reduz para 20 °C. O sábado de manhã sem chuva e depois pode aparecer um pouco de umidade, 23 °C de máxima.

Domingo chega a frente fria, resfriando. Segunda gelada com chuva e de terça em diante bastante frio. Teremos 5 °C em Criciúma na metade da próxima semana.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *