Prezados, sejam bem vindos a mais um artigo do site, aos poucos as pessoas vão descobrindo e acessando cada vez mais as informações sobre o tempo, escritas e desenvolvidas para todos vocês.
Trago um tema hoje que diz respeito à qualidade do ar, a quantidade de material particulado suspenso no ar. Todos estão percebendo que desde a quarta feira, dia 09 de maio o tempo firmou, com temperaturas baixas pelas manhãs e agradáveis a tarde. Este tipo de clima é propício a pouca dispersão de poluentes na atmosfera, pois em geral, não há vento para levar a sujeira embora. As madrugadas frias, com ar parado, ocasionam o evento conhecido como inversão térmica, ar mais quente em altitude proporciona quase que uma “tampa” aprisionando o ar perto do chão, frio. São madrugadas frias, céu limpo, que possibilitam uma grande de perda de calor por radiação para o espaço. O resfriamento noturno acontece de forma pronunciada, chegando pela manhã abaixo de 10 °C aqui na cidade de Criciúma e perto de 0 °C ou até abaixo, na serra Catarinense.
Neste último ano, foi instalado um equipamento para a medição da qualidade do ar, com relação a quantidade de material particulado suspenso no ar, os dados são disponibilizados, de minuto em minuto, no app weatherlink.
Vou deixar aqui a imagem da última medida, para depois explicar as informações.
Os dados mostram 3 tamanhos de material particulado, o PM 1 que indica partículas entre 0,4 e 1,0 micrometros; o PM 2,5 partículas entre 1,0 e 2,5 micrometros e o PM 10 com partículas entre 2,5 e 10 micrometros de tamanho.
Tomando por referência o PM 2,5 nota-se que a medida desta noite na cidade de Criciúma marca 27,6 microgramas/ metros cúbicos de ar. A legislação Americana indica o valor de 12,5 microgramas/metros cúbicos de ar como sendo adequada para a nossa respiração. Existe um índice de qualidade do ar que é calculado de acordo com estes parâmetros mostrados acima, e neste momento temos o seguinte AQI
O índice de qualidade atual na cidade de Criciúma indica 117,8. Para termos uma ideia o índice de qualidade boa de ar é de 0 até 50 de AQI. Estamos, portanto, com muito material particulado no nosso ar na cidade de Criciúma no sul Catarinense.
Com relação a este índice, ele já indica problemas respiratórios em pessoas sensíveis, rinite, bronquite, asma. Muitas vezes as pessoas acham que estão mal por causa das baixas temperaturas e na verdade estão mal por causa da qualidade do ar baixa. Crianças sofrem nestes dias, hospitais lotados.
Demais condições meteorológicas na cidade de Criciúma, nesta noite de quinta, as 21h45min
Temperatura: 18,8 °C (mínima: 13,1 °C e máxima: 27,6 °C)
Umidade Relativa: 98,6 %
Pressão atmosférica: 1018,2 hPa
sem vento
sem chuva
Condições ideais para que não ocorra a dispersão dos poluentes, continuamos com qualidade do ar ruim.
Previsão para os próximos dias em SC
Continuamos com a presença de uma massa de ar seca de alta pressão que inibe a formação de nuvens, nesta sexta feira pela manhã temperaturas amenas e a tarde com um aquecimento mais pronunciado. Tardes com temperaturas chegando perto de 30 °C nos próximos dias, inclusive no final de semana. Vamos ver a projeção/simulação para o sábado em SC, segundo modelo windy
A simulação indica temperaturas elevadas no sábado e no domingo, ar seco e talvez alguma nebulosidade no litoral do RS e SC. Teremos o jogo entre o Criciúma EC e o Cuiabá no Domingo com tempo bom e quente, perto de 30 °C no estádio Heriberto Hülse.
A atmosfera continua estável por vários dias, próxima semana até entra um vento sul, resfriando um pouco, com temperaturas mais amenas. Em seguida esquenta novamente. Sem previsão de muita chuva nos próximos dias.
Deixe um comentário