Acompanhamento do Ciclone na Costa do RS e SC, vento forte, frio e Ressaca no mar

Prezados, mais um artigo sobre as condições do tempo no sul Catarinense. Estou escrevendo agora às 20h de terça feira, dia 28 de Maio. Neste momento o ciclone já está bem formado na costa, até um pouco próximo comparando com outros ciclones que sempre passam por aqui. Já tivemos vento forte em várias estações pelos litorais de SC e RS e também nas serras Catarinenses e Gaúchas. Neste momento em diante inicia o famoso vento Minuano, frio e seco, de Sudoeste. A imagem abaixo mostra os ventos máximos em algumas estações de SC e do RS, dados da Epagri-SC.

Dados das estações mostram o vento máximo das últimas 24h nos dois estados do sul. O destaque fica para Bom Jardim da Serra, no famoso Morro da Igreja com 96,5 km/h de vento máximo as 15h da tarde. Aqui na barragem do Rio São Bento em Siderópolis o vento máximo foi de 80 km/h. Este destaque de ventos na região serrana e também no costão da Serra é devido a posição do ciclone extratropical, que, por causa da baixa pressão formada, puxa o vento da direção do interior para o mar.

Agora na noite de terça feira a posição do ciclone favorece um vento maior na região dos litorais, nas praias do RS e de SC, principalmente o nosso sul Catarinense, vento de sudoeste. A imagem abaixo mostra a posição do ciclone às 20h10min.

A imagem do site windy.com mostra exatamente a posição do ciclone extratropical e as rajadas de vento principais que estão acontecendo. Perceba que quanto mais roxa a imagem maior o vento registrado. Pode-se ver que a partir de agora o vento mais intenso será registrado nas praias do litoral norte do RS e no litoral sul Catarinense. Perto da praia do rincão em SC rajadas de 71 km/h podem ser registradas. Não se recomenda a navegação com este sistema intenso no mar, com ventos em alto mar de 100 km/h. O quadro da meteorologia, com este ciclone será o mesmo de sempre. Amanhã o ciclone inicia sua jornada para o alto mar, acalmando o vento por aqui. Este sistema traz muito frio, teremos madrugadas geladas nos próximos dias, temperaturas perto de 5 °C e tempo bom por muitos dias até na próxima semana.

Vou deixar o registro das temperaturas atuais em algumas estações do RS e de SC, dados epagri-SC.

Destaque para o dado das 20h em São Joaquim com 3,4 °C; Cambará do Sul com 4 °C e aqui, perto do mar, no litoral sul Catarinense Criciúma tem 16 °C, o vento faz com que tenhamos uma sensação térmica de mais frio. A previsão para a próxima madrugada é de muito frio em Criciúma e gelado nas serras Gaúchas e Catarinenses.

Ressaca no litoral nos próximos dias, do RS até no RJ.

O ciclone extratropical formado na costa agita o mar, gerando uma grande ressaca nos próximos dias. Interessante que esta ressaca atingirá os litorais de SP e também do RJ. O ciclone produz ventos intensos que agitam e fazem o mar subir, algo bem comum com a passagem destes ciclones. Deixo a previsão da ressaca do mar na imagem a seguir:

Na imagem aparece os dados do modelo windy.com para o mar. Quanto mais roxo maiores as ondas. Podemos perceber o mar agitado até no Rio De Janeiro, intensa ressaca provocada pelo ciclone extratropical. Ondas de 3m em média pelos litorais do sul e sudeste.

Madrugadas geladas e tempo bom para o restante da semana.

O ar seco e de alta pressão que se fará presente, reduzirá muito as mínimas em todo RS e em toda SC. O destaque fica para as temperaturas na serra Gaúcha e na Serra Catarinense, com geadas generalizadas e temperaturas ao redor de 0°C ou ainda negativas. Deixo o modelo de temperaturas para quinta feira, dia de menores temperaturas:

Temperaturas a serem registradas na madrugada de quinta feira, na serra Catarinense e, em alguns locais do RS, a cor azul mostra temperaturas abaixo de zero para a quinta feira de manhã. Tempo bom por bastante tempo, agora.

Convido a todos para inscreverem-se no meu canal do youtube. www.youtube.com/@tempocommichael , estou fazendo lives lá e também vídeos explicando todas as condições com modelos e estações!

Até no próximo artigo!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *