Semana com ciclone no litoral Catarinense, veja a previsão.

Após a chegada de um sistema de ar frio do sul do continente neste último final de semana, com a redução significativa das temperaturas no sul Catarinense, inclusive com uma máxima muito baixa neste domingo na cidade de Criciúma. Teremos um início de semana com chuva vindo dos ventos marinhos, na sequência inicio com os dados da estação meteorológica de Criciúma, para o dia 26 de maio, às 18h20min.

Temperatura: 14,4 °C (mínima: 9,3 °C e máxima: 16,1 °C)

umidade relativa: 88%

pressão atmosférica: 1024,9 hPa

sem vento e sem precipitação registrada.

As tardes com máximas em torno de 15 °C serão constantes nos próximos dias, reforço de ar frio virá do sul do continente.

Previsão para os próximos dias no sul Catarinense.

A segunda feira será chuvosa em todo litoral de Santa Catarina, a temperatura não sobe tanto a tarde e teremos a formação de um ciclone na costa de Santa Catarina que trará um vento mais forte nos próximos dias. A imagem abaixo registra as condições do tempo em uma simulação para a tarde de segunda feira.

A imagem mostra a localização das chuvas desde o sul do RS e chegando ao litoral do RJ, a circulação marítima será responsável pela umidade neste início de semana em SC e no RS. Acumulados maiores entre Florianópolis e o vale do Itajaí.

Na terça feira haverá a formação de um ciclone na costa de SC, conforme é mestrado na imagem abaixo:

Ciclone nas costas do RS e SC já nesta terça feira, traz vento mais forte para os litorais destes dois estados. Rajadas mais fortes são esperadas, principalmente nas praias. A terça feira será nublada mas sem chuva em boa parte do RS e SC. As temperaturas não sobem muito a tarde neste dia. O ciclone na terça feira a tarde estará com pressão no centro em 1009 hPa, não muito baixa, mas como estará mais perto da costa, terá influência maior no tempo da região sul do Brasil.

A imagem do ciclone na quarta feira está descrita abaixo:

Essa imagem mostra a simulação das rajadas de vento para a quarta feira pela manhã, observa-se que quanto mais roxo maior a velocidade do vento. Após uma terça feira muito ventosas na região de Porto Alegre, iniciamos a quarta feira ventosa, com rajadas de 70 km/h no litoral sul Catarinense, sem chuva. Teremos frio novamente. O ciclone na quarta feira diminui sua pressão no centro ao redor de 1000 hPa o que indica a possibilidade de ventos mais fortes na região. Em geral, como já foi explicado em outros artigos, os ciclones funcionam como grandes ventiladores que puxam ar frio do sul do continente, o famoso vento minuano.

A imagem abaixo registra a simulação para quinta feira no Sul Catarinense.

A quinta feira inicia gelada e não haverá chuva, o ciclone vai se deslocando para longe da costa e temos a diminuição dos ventos. Sem chuva também na quinta feira. Porto Alegre muito fria também na quinta feira. A tarde, temperaturas um pouco mais agradáveis.

Próximo sábado e domingo com tempo bom e muito frio.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *