Prezados, mais uma artigo, estes últimos dias tem sido muito intensos. As publicações no instagram e no youtube estão cada vez mais chegando para mais pessoas, podem seguir lá @tempocommichael e interajam comigo, informação diária sobre tudo que acontece na meteorologia do Brasil, com foco maior no sul do Brasil
Gostaria de iniciar o texto com um desejo de esperança às pessoas que estão sendo afetadas pelas enchentes em boa parte do RS. Tenho familiares, mãe e pai e irmão na cidade de Santa Cruz do Sul, profundamente atingida pelas chuvas torrenciais. A cidade de Sinimbu, na região de Santa Cruz do Sul, teve um evento de chuva muito intensa que ocasionou o caos durante vários dias.
Após alguns dias de chuva nas cabeceiras dos principais rios que desembocam no estuário do Guaíba iniciou uma grande enchente na cidade de Porto Alegre e região metropolitana. As águas chegaram em lugares incomuns, entrando a enchente para a história como a maior de todos os tempos, superando a de 1941.
Condições atuais de estações em SC e RS
Criciúma
Agora a noite, nesta terça feira muito quente no sul catarinense, temos as seguintes condições na estação da SATC na cidade de Criciúma, as 21h 02min:
temperatura: 22,9 °C (mín: 17,4 °C e máx: 33,8 °C)
Umidade relativa: 97,8 %
Pressão atmosférica: 1007,8 hPa
pouco vento de leste
sem chuva nas últimas 24h
Após um dia de temperaturas elevadas, alta umidade, sensação de abafamento, seguiremos com uma madrugada abafada. Umidade relativa praticamente em 100%. A pressão baixa indica chegada de frente fria e chuva e virada do tempo. Nesta quinta feira já ocorrerá a diminuição das temperaturas no sul Catarinense.
Porto Alegre
Após um dia quente em Porto Alegre e com tempo bom para auxiliar nos resgates das pessoas que estavam ainda em situação de risco. Condições para o bairro Auxiliadora as 21h13min desta terça feira:
Temperatura: 27,9 °C (Mín: 22,5 °C e Máx: 33,2 °C)
Umidade Relativa: 70%
Pressão atmosférica: 1006,4 hPa
vento leste /nordeste : 6,4 km/h
sem chuva nas últimas 24h
Previsão para SC e RS nesta quarta, quinta e final de semana.
As duas cidades acima mencionadas estão com pressão atmosférica baixa, ao redor de 1006 hPa. Nota-se que o normal da pressão atmosférica para equilíbrio é 1013 hPa. A diminuição da pressão atmosférica está relacionada a umidade e sempre quando esta reduz o seu valor é um indicativo de chegada de frente fria. Além disso um ciclone extratropical estará formado na costa do RS, sem grandes problemas para os nosso estados. Este ciclone será o responsável por impulsionar uma frente fria pelos estados do RS e SC. Chove primeiramente no estado do RS, logo depois do meio dia, um pouco ventoso devido ao ciclone que sempre trás vento moderado para os litorais do sul do Brasil, em geral o vento sudoeste. Aqui em SC, esta quarta será de temperatura muito elevada, o famoso aquecimento pré frontal, temperaturas de 35 °C são esperadas no sul Catarinense. A frente fria chega aqui na cidade de Criciúma na madrugada entre quarta e quinta feira com chuva e um pouco mais frio durante a quinta. Na sexta feira pela manhã as temperaturas diminuem nos dois estados com chuva a tarde, iniciando o novo evento de chuvas mais intensas, tanto no sábado, quanto no domingo.

A figura acima mostra a posição do ciclone extratropical com 996 hPa de pressão no centro, ventos sempre com giro horário neste tipo de sistema. Os ventos podem chegar a rajadas de 50km/h na grande Porto Alegre amanhã de tarde.
O volume de chuva previsto para os próximos 10 dias pode ser visto na figura abaixo:

A imagem identifica uma região entre Porto Alegre e Florianópolis passando pela serra Gaúcha e Oeste do RS com acumulados de mais de 200mm segundo o modelo com as piores condições, de qualquer forma, haverá chuva significativa que pode gerar transtornos novamente nas mesmas áreas atingidas anteriormente. Inclusive com o Sul Catarinense com chuvas intensas nos próximos 10 dias.
Gostaria de agradecer pela audiência do site e contem comigo para as informações do tempo para este ano que promete muitos eventos para acompanharmos e explicarmos. Abraço!
Deixe um comentário