Novamente o RS está passando por um evento meteorológico extremo, neste caso, são as chuvas excessivas que estão produzindo verdadeiros desastres nas cidades daquele estado. A previsão da semana passada se confirmou e estamos com acumulados superiores a 600mm em alguns locais em alguma cidades. Na próxima figura apresento uma simulação dos ventos em altitude, 3000m que estão vindo direto do norte para a nossa região sul. Ventos úmidos encontram o ar frio do sul e proporcionam uma grande condensação de umidade na forma de nuvens e muita chuva. Este tipo de corredor de ventos, em tempo de “el ninho” está deslocado para o sul, podemos perceber isto nos eventos que aconteceram em outubro e setembro no RS e SC. De outro modo, ar muito quente no norte e centro oeste do Brasil está em contato com ar muito frio no sul do continente. Esta junção de massas de ar tão diferentes gera uma região de muita instabilidade, como esta que está presente no RS e em SC.
A figura acima demonstra o deslocamento de ventos em altitude que trazem muita umidade para o nosso sul Brasileiro.
Vídeo com a explicação das chuvas no Rio Grande do Sul.
Condições meteorológicas para os próximos dias no RS e SC
Estou escrevendo na noite do dia 02 de maio, quinta feira. Houve bastante chuva ainda no RS nas áreas afetadas pelas enchentes, em um eixo que veio de Santa Maria até na serra Gaúcha. A boa notícia é que os níveis de precipitação não vão se manter, no RS, mais tão elevados quanto os níveis dos últimos dias. Ainda há 200mm para chover até no sábado, e alguns momentos a chuva vai parar.
O Problema maior de agora em diante são as cheias dos rios na grande Porto Alegre, esse volume de águas que caiu nas cabeceiras dos rios vai se movimentar em direção a grande Porto Alegre, com elevação dos níveis, inclusive do Guaíba. Ainda há condições de, em alguns pontos, acontecerem eventos de grandes precipitações.
O tempo começa a firmar realmente a partir do domingo a tarde no RS e em SC, com a segunda feira de tempo bom. Vou deixar na figura abaixo a projeção de precipitação para os próximos 10 dias no RS e SC.
A projeção de precipitação pode ser visualizada no mapa, quanto mais laranja a cor maior a projeção em mm. A região noroeste, centro, litoral e serra gaúcha em conjunto com uma parte de SC, incluindo o litoral sul catarinense registram possibilidade de precipitações na ordem de 200 mm ainda. Neste mapa pode-se notar o corredor de umidade, vindo da Amazônia, coincidindo com este mapa de precipitações. Na parte de baixo no sul do RS não chove e é frio e na parte de cima, a partir de Blumenau não chove e é quente. As temperaturas se mantém amenas também nestas localidades com chuvas.
Registro de algumas estações do RS e SC em relação a precipitação dos últimos 7 dias
Soledade – RS: 524 mm
Canela – RS: 496 mm
Porto Alegre – RS: 348 mm
Praia Grande – SC: 301mm
Timbé do Sul – SC: 226 mm
Jacinto Machado – SC: 218 mm
A fonte destes dados é do sistema Epagri-ciram de SC.
Condições atuais na estação meteorológica SATC – Criciúma
dados das 20h09min dia 02 de maio
Temperatura: 20,3 °C (mín: 18,8 °C e máx: 21,2 °C)
umidade relativa: 100,0%
Pressão atmosférica: 1008,7 hPa
Vento de Oeste/sudoeste com 3,4 km/h
Previsão para Criciúma indica chuvas ainda nesta sexta feira e no sábado inicia o processo para que a chuva vá parando aos poucos. Vamos acompanhando na redes sociais! Muito obrigado pela leitura?
Deixe um comentário